08h38

Parceria entre Prefeitura de Nilo Peçanha e IDC beneficia povoado de São Benedito

Moradores tiveram acesso aos serviços de documentação civil básica e na área de saúde por meio do projeto itinerante Ação e Cidadania

Compartilhe
Tamanho do texto

Em parceria com a Prefeitura Municipal de Nilo Peçanha, o Instituto Direito e Cidadania (IDC) realizou, no dia 7 de maio, mais uma edição do projeto itinerante Ação e Cidadania. A iniciativa busca atender comunidades residentes em locais de difícil acesso, oferecendo serviços de documentação civil básica e na área de saúde. Foram 635 atendimentos que beneficiaram os moradores do povoado de São Benedito, em Nilo Peçanha (BA).

“Completei 51 anos e o único documento que tinha era a carteira de reservista. Estou aproveitando essa ação na minha comunidade para tirar meus documentos”, contou o agricultor Antônio Jorge da Silva. De acordo com a enfermeira Adriana Souza, é importante para a região participar de um evento como esse. “As atividades desenvolvidas são fundamentais para o cidadão, pois a documentação civil básica é o passaporte para o acesso de todos às políticas públicas”, assegura.

A iniciativa foi coordenada por Lenira Costa, coordenadora do Balcão de Direitos do IDC, que destacou o compromisso do Instituto em fortalecer ações como esta no Baixo Sul da Bahia. “A cidadania é algo que não se aprende com os livros, mas com a convivência, na vida social e pública. É no dia a dia que a exercitamos, por meio das relações que estabelecemos com os outros”, garante.

Sobre o IDC
O Instituto é ligado ao Programa de Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Mosaico de Áreas de Proteção Ambiental do Baixo Sul da Bahia (PDIS). Desde que iniciou suas atividades, em 2003, já realizou mais de 305 mil atendimentos, contribuindo para viabilizar o acesso à justiça e educação para a cidadania. Seu foco está na disseminação da democracia participativa, mediante a estruturação e fortalecimento das organizações sociais, com ênfase na capacitação dos Conselhos Tutelares e dos Direitos da Criança e do Adolescente. Também apoia programas desenvolvidos no Baixo Sul que geram trabalho e renda para pequenos agricultores familiares.

Newsletter
Quer apoiar nossa causa?
Cadastre nome e e-mail e aguarde nosso contato.
preload
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital