18h09

Ides participa da Conferência Internacional de Cidades Inovadoras

Liliana Leite, Diretora Executiva do Instituto, apresentou as experiências de Cairu pautadas no conceito de sustentabilidade

Compartilhe
Tamanho do texto

“Pensar de forma sinérgica, otimizando todos os esforços para promover a sustentabilidade”. Essa afirmação norteou a presença do Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Baixo Sul da Bahia (Ides), por meio da Diretora Executiva Liliana Leite, na Conferência Internacional de Cidades Inovadoras (Cici), edição 2011, realizada entre os dias 17 e 20 de maio, em Curitiba (PR).

Participando da mesa “Experiências de Cidades Inovadoras do Paraná, do Brasil e do Mundo”, Liliana explanou sobre o município de Cairu (BA) por meio de princípios que perpassam os desafios da sustentabilidade. Aproveitou para destacar a importância da governança participativa e da integração entre Governos Federal, Estadual e Municipal, iniciativa privada e sociedade civil. Logo em seguida, sinalizou o compromisso do Ides com o Etnodesenvolvimento, que estimula o crescimento de uma região a partir da cultura local, e com o Agroecoturismo, um modelo de turismo agrícola, ecológico e sustentável. Ao fim, apresentou o conceito de protagonismo comunitário, salientando que cada comunidade tem potencial para se tornar agente do próprio destino.

“Focamos no jovem para que ele seja protagonista e, assim, contribua para que todos também sejam responsáveis pelo seu autodesenvolvimento”, ressalta Liliana. Esses princípios vêm sendo fomentados pelo Ides, por meio do Programa de Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Mosaico de APAs do Baixo Sul da Bahia (PDIS), instituído pela Fundação Odebrecht.

Durante a palestra, também foram destacados os projetos desenvolvidos pelo Instituto, como a restauração do Convento de Cairu e da Fortaleza do Morro de São Paulo. Marcos Galindo, arquiteto e coordenador da obra, que acompanhou Liliana na Conferência, pontuou a importância dessas iniciativas. “Precisamos valorizar monumentos que resgatam a história da Bahia e prezar pela qualidade do turismo local. São ações que fazem parte de um planejamento estratégico que visa um futuro pautado pela sustentabilidade”.

Sobre o evento
O Cici é um projeto que faz parte da iniciativa Cidades Inovadoras, que promove e apoia ações com foco na sustentabilidade, equilíbrio social e maior harmonia entre o homem e o meio ambiente. Em 2010, foi realizada a primeira edição do evento, sob a coordenação do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná, do Centro Internacional para Formação de Atores Locais e do Instituto de Promoção do Desenvolvimento. 

Fotografia: Mauro Frasson / Agência Fiep 

Receba nossas novidades:
Basta informar seu nome e melhor e-mail!
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital