10h35

Desenvolvimento Regional

Fruto da mobilização de piscicultores e famílias da zona rural, Cooperativa dos Aquicultores de Águas Continentais fomenta geração de trabalho e renda

Compartilhe
Tamanho do texto

Fruto de mobilização social de piscicultores e famílias da zona rural, a Cooperativa dos Aquicultores de Águas Continentais (Coopecon) traz como objetivo apoiar trabalhadores, com assistência técnica, e contribuir para o desenvolvimento da atividade aquícola no Baixo Sul da Bahia. Dessa forma, busca aliar inclusão social à geração de trabalho e renda.

“A Coopecon propõe oferecer um produto diferenciado com rastreabilidade e certificação, fornecido por aquicultores que trabalham com esmero e dedicação. Pretendemos, assim, conquistar uma gama de consumidores e melhorar a qualidade de vida das famílias”, pontua Cleiton Passos, líder da Cooperativa.

Ligada ao Programa de Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Mosaico de Áreas de Proteção Ambiental do Baixo Sul da Bahia (PDIS), a Coopecon possui, atualmente, 30 cooperados, que trabalham com a produção de peixes em águas continentais, principalmente a tilápia e o pirarucu. “O retorno financeiro vem crescendo e acredito que vai crescer ainda mais, pois é uma atividade que vem se desenvolvendo e conquistando a confiança de todos”, pontua Adenilton Pereira do Nascimento, morador da comunidade do Lago Antônio Rocha, em Igrapiúna (BA).

Fundada em 14 de outubro de 2010, a cooperativa inaugurou, seis meses depois, sua sede, em evento que reuniu 80 pessoas, no município de Ituberá (BA). Com o espaço, os cooperados realizam um desejo antigo de se congregar, compreendendo que o trabalho conjunto deve ser prioridade. “Aqui é um por todos e todos por um!”, sinaliza José Raimundo, cooperado e presidente do Conselho Administrativo.

Por acreditar no potencial de desenvolvimento, diversos parceiros têm apoiado a iniciativa, tais como Ministério da Pesca e Aquicultura, Banco do Brasil, Fundação Odebrecht, AguaVale, Pratigi Alimentos, Restaurantes Baby Beef Bahia, Noronha Pescados, Qualimar Pescados, Netuno Internacional, Exceler Pescados, Aliança para a Produção Sustentável e Associação Guardiã da APA do Pratigi – essas duas últimas, instituições também ligadas ao PDIS.
 

Receba nossas novidades:
Basta informar seu nome e melhor e-mail!
preload
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital