17h09

Reportagem sobre Coopalm é vencedora do Prêmio Sebrae de Jornalismo

Matéria retrata realidade de produtores de palmito do Baixo Sul da Bahia

Compartilhe
Tamanho do texto

No ano passado, a equipe do programa Globo Rural, da TV Globo, chegou aos municípios de Ituberá e Igrapiúna, no Baixo Sul da Bahia, para fazer uma reportagem com foco na Cooperativa dos Produtores de Palmito do Baixo Sul da Bahia (Coopalm). Em 8 de agosto de 2010, a matéria, intitulada “Cooperativa de pupunha: ação conjunta de pequenos agricultores da Bahia transforma famílias pobres numa nova classe média rural”, foi ao ar.

Menos de um ano depois, uma importante conquista surge como desdobramento dessa produção: o cinegrafista Jorge dos Santos, responsável pela reportagem, recebeu o Prêmio Sebrae de Jornalismo na categoria “Menção Honrosa de Repórter Cinematográfico”. O resultado foi divulgado durante cerimônia em Brasília (DF) no dia 1º de junho. Nesta terceira edição, concorreram ao prêmio 1.033 reportagens, divididas em oito categorias.

O vídeo, também produzido pelo repórter Vico Iasi, mostra de que forma o cultivo do palmito de pupunha está mudando a realidade de centenas de agricultores da região do Baixo Sul. Apresenta histórias como a da família do produtor José Marcolino, mais conhecido como Zequinha, morador do Assentamento Mata do Sossego, em Igrapiúna. “Foi um orgulho conhecer o trabalho da cooperativa e ver que pessoas que passavam fome, hoje têm uma vida digna”, ressalta Santos. Iasi compartilha do mesmo sentimento: “fiquei encantado com o projeto e com a mudança na vida das pessoas”.

Em 2008, uma outra reportagem veiculada no Globo Rural, desta vez sobre a Cooperativa das Produtoras e Produtores Rurais da Área de Proteção Ambiental do Pratigi (Cooprap), também foi vencedora do Prêmio Sebrae. A matéria, que divulgou o trabalho de comunidades quilombolas, conquistou o prêmio na categoria Telejornalismo.

Tanto a Coopalm quanto a Cooprap são instituições ligadas ao Programa de Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Mosaico de APAs do Baixo Sul da Bahia (PDIS), apoiado pela Fundação Odebrecht.

Saiba mais
O Prêmio é um concurso jornalístico instituído pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com participação promocional da Revista Imprensa e apoio institucional da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj). Seu foco é dar visibilidade para trabalhos veiculados na imprensa nacional relativos ao desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas no Brasil.

Para conhecer os demais vencedores, clique aqui.

Para assistir a reportagem vencedora sobre a Coopalm, clique aqui.

 

Receba nossas novidades:
Basta informar seu nome e melhor e-mail!
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital