10h58

Cuidando para que as riquezas naturais perdurem por gerações

Semana do Meio Ambiente, promovida pelo PDIS, envolveu cerca de 4.900 pessoas e trouxe para debate temas como conservação dos recursos naturais

Compartilhe
Tamanho do texto

O Baixo Sul da Bahia abriga um dos mais belos cenários naturais. A região é composta por 11 municípios que formam um mosaico de Áreas de Proteção Ambiental (APAs). Nesse território, considerado um dos maiores em biodiversidade do mundo, encontramos cachoeiras, matas, rios, manguezais, restingas, coqueiros e um extenso litoral que atrai muitos turistas todos os anos.

Para estimular a conservação dessas riquezas, o Programa de Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Mosaico de APAs do Baixo Sul da Bahia (PDIS), apoiado pela Fundação Odebrecht, promoveu a Semana do Meio Ambiente. Realizada entre os dias 30 de maio e 4 de junho, a ação envolveu, aproximadamente, 4.900 pessoas, foi coordenada pela Associação Guardiã da APA do Pratigi (Agir) e contou com o apoio da Organização de Conservação de Terras (OCT) – ambas instituições ligadas ao PDIS e responsáveis por fomentar o Capital Ambiental na região.

Entre palestras, oficinas, filmes e plantios de árvores, as populações dos cinco municípios que compõem a APA do Pratigi (Ibirapitanga, Igrapiúna, Ituberá, Nilo Peçanha e Piraí do Norte) e de Presidente Tancredo Neves discutiram sobre os mais diversos temas. “Incentivamos atividades relacionadas à conscientização da problemática ambiental do planeta tocando nas questões locais, focando na conservação da fauna, flora, solo, clima e águas”, garante o Diretor Municipal de Meio Ambiente de Ibirapitanga, Ezequias Eufrásio.

“Ações como essa, promovida pelo PDIS, são de fundamental importância para tentar conscientizar comunidades a manterem as nascentes e não utilizarem, por exemplo, a queimada para limpar o solo”, assegura Rosângela Gama, professora da Escola Municipal Acarás, localizada em Ibirapitanga. “Queremos envolver as pessoas nos assuntos que influenciam o nosso dia a dia”, declarou o Secretário de Educação de Piraí do Norte, Deusdete Macedo.

A iniciativa contou ainda com as prefeituras, secretarias e escolas municipais, além do Exército Brasileiro, Serviço Social da Indústria (Sesi), entre outros. Outras instituições que fazem parte do PDIS, como as Casas Familiares, Casa Jovem, Instituto Direito e Cidadania (IDC) e Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Baixo Sul da Bahia (Ides) também participaram.

A Semana do Meio Ambiente fez parte do calendário de eventos do PDIS. Temas como cooperativismo e cultura estão no foco das próximas mobilizações. Comemorações pelo Dia da Juventude, Dia do Livro e Dia do Trabalho pautaram outras três mobilizações já realizadas neste ano.

Newsletter
Quer apoiar nossa causa?
Cadastre nome e e-mail e aguarde nosso contato.
preload
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital