12h54

Alunos e professores de universidades americanas visitam instituições ligadas ao PDIS

Visitantes conheceram a Pedagogia da Alternância aplicada nas Casas Familiares e o trabalho de artesãos

Compartilhe
Tamanho do texto

No dia 6 de junho, professores e alunos da Sweet Briar College e St. Ambrose University, instituições de ensino médio e superior, respectivamente, da Virginia e Iowa, nos Estados Unidos (EUA), vieram à Bahia para conhecer as instituições ligadas ao Programa de Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Mosaico de APAs do Baixo Sul da Bahia (PDIS). Acompanhados pelos docentes da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), os visitantes estiveram na sede da Associação Guardiã da Área de Proteção Ambiental do Pratigi (Agir), na Serra da Papuã – Ibirapitanga (BA), e na Casa Familiar Agroflorestal (Cfaf)- Nilo Peçanha (BA).

Pela manhã, os presentes assistiram à palestra sobre o PDIS ministrada por Pedro Paulo, Diretor Executivo da Agir. “Estamos aqui para ver como podemos desenvolver um trabalho que beneficie as comunidades da APA do Pratigi”, cita Patrícia Argôlo Rosa, professora de Letras e Artes da Uesc. Já Pedro Paulo reitera que “depois da vinda dos representantes da Uesc à Agir, em 2009, acredito que essa nova visita seja um importante passo para colocar em prática a proposta de parceria entre as instituições, que visa desenvolver o capital humano e produtivo na região”.

Logo depois, seguiram para a Cfaf, onde conheceram o método da Pedagogia da Alternância aplicado na Casa. Essa metodologia possibilita aos jovens passarem uma semana em regime de internato, com aulas na sala e no campo, e duas semanas em suas propriedades, aplicando os novos conhecimentos, sob o acompanhamento e a orientação de monitores especializados.

Ao fim, os visitantes estiveram no atelier de biojoias e na loja de produtos artesanais da Cooperativa das Produtoras e Produtores Rurais da Área de Proteção Ambiental do Pratigi (Cooprap), onde ficaram encantados com as peças produzidas pelos associados. “Estou admirada com o trabalho. É realmente encantador”, afirma Jodi Prosise, professora e Coordenadora do Curso de Engenharia Industrial da St. Ambrose University.
 

Receba nossas novidades:
Basta informar seu nome e melhor e-mail!
preload
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital