15h50

Comunidades do Baixo Sul se beneficiam com Centro Comunitário Casa Jovem

Projeto preza por atividades de lazer, cultura e entretenimento

Compartilhe
Tamanho do texto

Um espaço de entretenimento, cultura e lazer para os moradores de Igrapiúna, Ituberá e Piraí do Norte, municípios localizados no Baixo Sul da Bahia. Assim se define o Centro Comunitário Casa Jovem, projeto desenvolvido pela Casa Jovem, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) que fomenta a educação do campo de qualidade na região.

Utilizando a estrutura e equipamentos do Colégio Estadual Casa Jovem (CECJ), a iniciativa tem contribuído para a melhoria da auto-estima das comunidades atendidas. “Fico feliz por participar de momentos em que todos possam adquirir conhecimento e se divertir”, ressalta Tatiane de Jesus, 24 anos, moradora da comunidade do Cajueiro, em Igrapiúna.

Dentre as atividades realizadas, destacam-se a Oficina de Formação Técnica da Rádio Escolar Casa Jovem e o Programa de Formação do Corpo Docente. Ainda são realizados eventos religiosos como o Domingo Gospel e a Caminhada de Fé.

Para Francisco Nascimento, gestor do CECJ, “o centro possibilita maior interação entre os moradores da zona rural, que tem poucas opções de lazer e entretenimento”. O morador da Comunidade do Km 29, em Piraí do Norte, José Francisco dos Santos, 57 anos, completa que é importante “ter um lugar para encontrar os amigos e aprender coisas novas. É gratificante saber que nossos filhos, além de estudarem no CECJ, são estimulados a participar de atividades nos finais de semana”.

Referência Nacional
Ligada ao Programa de Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Mosaico de APAs do Baixo Sul da Bahia (PDIS), a Oscip Casa Jovem abrange a Escola Municipal Casa Jovem e o CECJ, sendo que este último já formou nove turmas de terceiro ano, totalizando 215 alunos, entre 2005 e 2010.

Em 2010, o CECJ conquistou o Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar, destacando-se entre 2.375 escolas públicas do Brasil. Como estímulo à melhoria do desempenho de instituições de ensino e ao sucesso de aprendizagem dos educandos, o prêmio buscou identificar e reconhecer práticas eficazes de administração.

Newsletter
Quer apoiar nossa causa?
Cadastre nome e e-mail e aguarde nosso contato.
preload
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital