15h57

Três catadouros são inaugurados em comunidades do Baixo Sul da Bahia

Iniciativa contribuirá para o desenvolvimento do primeiro negócio de alunos da Cfaf e também beneficiar suas famílias

Compartilhe
Tamanho do texto

Os jovens da Casa Familiar Agroflorestal (Cfaf) comemoram mais uma conquista com a inauguração de três catadouros de piaçava em duas comunidades localizadas no município de Ituberá (BA). O último foi implantado em Riachão e os dois primeiros em Lagoa Santa, entre os meses de maio e junho. O catadouro visa agregar valor ao beneficiamento da fibra da piaçava e promover aumento da renda familiar.

Além disso, fomenta o desenvolvimento do primeiro negócio dos alunos, fortalecendo a Aliança Cooperativa da Piaçava, que envolve a Casa Familiar e a Cooperativa das Produtoras e Produtores Rurais da Área de Proteção Ambiental do Pratigi (Cooprap). “Os resultados já são visíveis. E um deles diz respeito ao entendimento sobre a relação direta que existe entre as instituições”, pontua Creuza Amorim, Presidente da Cooprap.

Uma das famílias que fará proveito do investimento é a de Liliane Jesus dos Santos, aluna do Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Florestas da Cfaf. Seu pai, João Carlos Conceição dos Santos, afirma que “a oportunidade não só vai beneficiar minha filha, mas, principalmente, todos os moradores de Riachão”. Já Cristiane Dultra, também educanda da Casa, pontua que “terei, agora, a oportunidade de crescer”.

A iniciativa é fruto da ação conjunta entre o Tributo ao Futuro, a Cfaf e a Cooprap, estas últimas, ligadas ao Programa de Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Mosaico de APAs do Baixo Sul da Bahia (PDIS). “Com essa implantação, estamos cumprindo nossa missão, que é formar jovens empresários rurais”, reforça Suzana Baiardi, Diretora Executiva da Cfaf.

Produto valorizado
Com os catadouros, os jovens podem cortar as fibras de piaçava no tamanho apropriado, penteá-las e arrumá-las em diferentes bobinas. Esse processo refinado contribui para a valorização do material ao chegar à fábrica para ser comercializado, conferindo melhor remuneração ao trabalho.
 

Receba nossas novidades:
Basta informar seu nome e melhor e-mail!
preload
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital