16h53

Seminário Internacional de Sustentabilidade marca encerramento do Programa Terramiga

Evento reuniu mais de 200 pessoas para apresentar resultados alcançados no Baixo Sul da Bahia e discutir o consumo consciente

Compartilhe
Tamanho do texto

Salvador sediou, no dia 8 de julho, o Seminário Internacional de Sustentabilidade – Compromisso com o Consumo Consciente. O evento, que reuniu mais de 200 pessoas, apresentou os principais resultados do Programa Terramiga, além de discutir a importância do consumo consciente.

Originado a partir de um convênio, assinado em 2006, no valor de US$ 2,35 milhões, o Terramiga é uma parceria entre o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Fundo Multilateral de Investimento (Fomin), a Fundação Odebrecht e o Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Baixo Sul da Bahia (Ides). Em 2009, a Mitsubishi Corporation passou a apoiar a iniciativa. Seu principal objetivo foi desenvolver modelos que reduzissem a pobreza rural, aumentassem a produtividade agrícola simultaneamente com boas práticas para a redução do impacto ambiental, além da criação de mecanismos para acesso a mercado de produtos com maior valor agregado.

Roberto Lessa, Vice-Presidente da Fundação Odebrecht – Área Socioprodutiva, destacou, durante o Seminário, as conquistas e continuidade das ações. “Quando o consumidor souber o que está por trás do produto, não terá dúvida na hora de escolher. O desafio é fazer essa mensagem chegar até ele”.

Todos os recursos do Terramiga foram utilizados para apoiar mil famílias que atuam na produção de mandioca, palmito, piaçava e peixe. Em cinco anos, a parceria contribuiu para aumento de produção, de renda mensal dos associados e de faturamento das cooperativas ligadas ao Programa de Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Mosaico de Áreas de Proteção Ambiental do Baixo Sul da Bahia (PDIS), apoiado pela Fundação Odebrecht.

Luciana Botafogo, especialista setorial do Fomin/BID, ressalta que são exatamente estes os resultados almejados em ações apoiadas pela instituição. “Buscamos sempre gerar, para nossos beneficiários, impacto mensurável, e acreditamos que a única maneira de ampliar nossa atuação é por meio de projetos como o Terramiga que tem contribuído para a melhoria da qualidade de vida de muitas pessoas”, assegura Luciana.

Diversas palestras foram realizadas durante o Seminário Internacional. O PDIS foi apresentado ao público por Mauricio Medeiros, Presidente Executivo da Fundação Odebrecht. “Não chegamos a lugar algum sozinhos. Somos prestadores de serviço e, por meio de programas como o Terramiga, encontramos a sinergia que demonstra ser real o sonho por um Brasil mais justo”, afirma Medeiros. Para Yu Shiobara, Diretor da Mitsubishi Corporation do Brasil, este projeto é defensor não apenas dos agricultores familiares, mas também da conservação ambiental. “Por isso a Mitsubishi Corporation aprecia sua participação nesta iniciativa”, afirma.

O Presidente do Consórcio Intermunicipal da Área de Proteção Ambiental do Pratigi (Ciapra) e Prefeito de Piraí do Norte, Heráclito Menezes, lembrou a importância da integração entre diferentes instituições como grande diferencial do PDIS. “Tenho certeza que com essa articulação e o comprometimento de cada um desenvolveremos benefícios para todos”.

Eduardo Trevisan, responsável por Projetos e Mercados Agrícolas no Imaflora e representante da certificadora Rainforest Alliance, destacou, em sua explanação, a necessidade de focar no meio rural. “É um desafio produzir matérias-primas respeitando o meio ambiente e garantir renda e boas condições de trabalho”.

O destaque do evento foi a exposição de Rich Harwood, fundador do The Harwood Institute for Public Innovation. O norte-americano dedica-se há mais de 20 anos a transformar a vida pública e política, apoiando indivíduos, organizações e comunidades a realizarem mudanças significativas. Rich abordou as formas como as pessoas relacionam-se entre si e com as instituições presentes em suas vidas, além de levantar questões sobre confiança, política e mídia. Exemplificou seu discurso com a experiência da visita realizada ao Baixo Sul no dia anterior. “As pessoas tiveram a coragem de deixar todas as dificuldades para, em conjunto, mudarem as suas realidades”, conta Harwood.

Veja também a homenagem dos agricultores aos Parceiros Sociais que apoiam o PDIS.

Para acompanhar o que saiu na Imprensa sobre o Seminário Internacional de Sustentabilidade, acesse Na Mídia.

Receba nossas novidades:
Basta informar seu nome e melhor e-mail!
preload
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital