08h58

Escola de Instrução Militar é inaugurada no Colégio Estadual Casa Jovem

Unidade é a primeira no Brasil implantada em ambiente rural e vinculada a uma instituição pública

Compartilhe
Tamanho do texto

“Tenho certeza que essa escola que hoje nasce servirá de exemplo para toda nação”. Essas foram as palavras do General de Exército Odilson Sampaio Benzi, Comandante Militar do Nordeste, durante a inauguração da primeira Escola de Instrução Militar (EsIM) do Brasil implantada em ambiente rural e vinculada a uma instituição pública.

A EsIM está localizada na zona rural do município de Igrapiúna (BA), anexa ao Colégio Estadual Casa Jovem (CECJ) – unidade de ensino ligada ao Programa de Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Mosaico de Áreas de Proteção Ambiental do Baixo Sul da Bahia (PDIS), apoiado pela Fundação Odebrecht. Para o Secretário da Educação da Bahia, Osvaldo Barreto, esse é um momento histórico para a educação do Estado. “A iniciativa respeita as características de uma instituição pública e só vem para complementar. Estamos oportunizando a esses jovens o direito de aprender as questões cívicas”, assegurou.

A escola é um órgão de formação de reserva do Exército Brasileiro que possibilita a prestação do Serviço Militar aos estudantes do ensino médio. Os alunos aprendem noções básicas de comunicação militar, marchas, higiene, primeiros socorros, orientação e vigilância, além de receberem instruções de manejo de armamento e treinamento físico. Com essa inauguração, os jovens da região têm a chance de prestar serviço sem sair de suas comunidades. “Colocamos aqui um pedacinho do nosso coração e do Exército Brasileiro para contribuir com a formação da juventude do Baixo Sul”, garantiu o General de Divisão Gonçalves Dias, Comandante da 6ª Região Militar - que compreende os estados da Bahia e Sergipe.

Orlando de Jesus, 18 anos, educando do CECJ e da EsIM, aproveitará a oportunidade para ampliar seus conhecimentos. “Quero me tornar um exemplo para a minha comunidade”, afirmou. Já Weslei Nascimento, 17 anos, também aluno destas instituições, revela o interesse pela disciplina militar. “Não hesitei em participar”, comentou.

Para Francisco Nascimento, Diretor do CECJ, essa é uma conquista que marca a história do Colégio. “Que esses talentos fixados na terra possam dar frutos e sejam protagonistas de suas histórias”, afirmou. A implantação da EsIM é fruto de um Acordo de Cooperação assinado no dia 27 de setembro de 2010 entre o Exército Brasileiro, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia, a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Casa Jovem e a Fundação Odebrecht.

Receba nossas novidades:
Basta informar seu nome e melhor e-mail!
preload
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital