PDIS é destaque em livro produzido pela Organização das Nações Unidas

Publicação internacional destaca programas vencedores do Prêmio ao Serviço Público das Nações Unidas 2010

Em junho do ano passado, o Programa de Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Mosaico de Áreas de Proteção Ambiental do Baixo Sul da Bahia (PDIS) comemorou a conquista do Prêmio ao Serviço Público das Nações Unidas 2010. Na época, foi a única ação reconhecida na América Latina e Caribe e vencedora com o primeiro lugar na categoria “Melhorando a participação cidadã nos processos de decisões públicas através de mecanismos inovadores”.

Um ano depois, o PDIS é um dos destaques do livro Boas Práticas e Inovações na Governança Pública que, sob a coordenação do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas, traz um panorama dos ganhadores do Prêmio entre os anos de 2003 e 2011.

No compilado, o Programa é concebido como uma iniciativa que tem apresentado resultados tangíveis para a erradicação da pobreza e da exclusão social e para o estabelecimento de um cenário mais favorável para a prática da cidadania. Também pontua que o PDIS fomenta a educação de qualidade, contribuindo para a mobilização social e para o desenvolvimento econômico baseado na agricultura e aquicultura familiar.

Ao fim, sinaliza três importantes aspectos que configuram o PDIS como um exemplo diferenciado. A primeira diz que as metas vêm sendo alcançadas porque as ações estão integradas com um sistema coerente e orgânico. Em seguida, afirma que instrumentos legislativos e administrativos têm contribuído para o desenvolvimento porque as comunidades beneficiadas estão envolvidas. E a terceira ressalta que, por fomentar a participação ativa da sociedade nos processos de decisão, as verdadeiras mudanças econômicas e sociais estão acontecendo.

Clique aqui e tenha acesso ao livro Boas Práticas e Inovações na Governança Pública na íntegra.

Quer apoiar nossa causa?
Cadastre nome e e-mail e aguarde nosso contato.