16h29

PDIS é destaque em livro produzido pela Organização das Nações Unidas

Publicação internacional destaca programas vencedores do Prêmio ao Serviço Público das Nações Unidas 2010

Compartilhe
Tamanho do texto

Em junho do ano passado, o Programa de Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Mosaico de Áreas de Proteção Ambiental do Baixo Sul da Bahia (PDIS) comemorou a conquista do Prêmio ao Serviço Público das Nações Unidas 2010. Na época, foi a única ação reconhecida na América Latina e Caribe e vencedora com o primeiro lugar na categoria “Melhorando a participação cidadã nos processos de decisões públicas através de mecanismos inovadores”.

Um ano depois, o PDIS é um dos destaques do livro Boas Práticas e Inovações na Governança Pública que, sob a coordenação do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas, traz um panorama dos ganhadores do Prêmio entre os anos de 2003 e 2011.

No compilado, o Programa é concebido como uma iniciativa que tem apresentado resultados tangíveis para a erradicação da pobreza e da exclusão social e para o estabelecimento de um cenário mais favorável para a prática da cidadania. Também pontua que o PDIS fomenta a educação de qualidade, contribuindo para a mobilização social e para o desenvolvimento econômico baseado na agricultura e aquicultura familiar.

Ao fim, sinaliza três importantes aspectos que configuram o PDIS como um exemplo diferenciado. A primeira diz que as metas vêm sendo alcançadas porque as ações estão integradas com um sistema coerente e orgânico. Em seguida, afirma que instrumentos legislativos e administrativos têm contribuído para o desenvolvimento porque as comunidades beneficiadas estão envolvidas. E a terceira ressalta que, por fomentar a participação ativa da sociedade nos processos de decisão, as verdadeiras mudanças econômicas e sociais estão acontecendo.
 
Clique aqui e tenha acesso ao livro Boas Práticas e Inovações na Governança Pública na íntegra.

Newsletter
Quer apoiar nossa causa?
Cadastre nome e e-mail e aguarde nosso contato.
preload
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital