17h09

Alunos das instituições de ensino integradas ao Programa Escolas Referência são selecionados para a formação do Círculos de Leitura

Encontro formaliza a atuação do projeto em cinco novas escolas do Baixo Sul da Bahia

Compartilhe
Tamanho do texto

“Me senti feliz quando soube que tinha sido escolhida!”, exalta Tárcila Ferreira dos Santos, 10 anos. Aluna da Escola Ana Nery, do município de Presidente Tancredo Neves (BA), Tárcila integra o grupo de doze educandos selecionados para participar da 2ª Semana de Formação do projeto Círculos de Leitura, realizada entre os dias 9 e 16 de agosto. A ideia foi reunir os atuais 51 multiplicadores, que estiveram presentes na 1ª Semana de Formação, em março, com dois alunos de cada unidade de ensino integrada ao Programa Escolas Referências. O encontro foi conduzido pela equipe do Instituto Fernand Braudel, parceiro do Círculos há três anos.

O momento representa os passos iniciais da ação do projeto nessas escolas. Crianças e professores tiveram a oportunidade de conhecer a metodologia, a fim de replicá-la aos demais, e partilhar informações sobre os clássicos da literatura mundial estudados. “A formação permitiu o aprimoramento de meu aprendizado e a troca de experiências com outros educandos”, afirma Natália Gonçalves, supervisora do projeto em Nilo Peçanha.

Identificar novos multiplicadores representa uma expansão da iniciativa para mais cinco unidades de ensino do Baixo Sul da Bahia - Escola Maria Amélia, em Ituberá; Escola Municipal Domingos Mucugê, em Piraí do Norte; Grupo Escolar Edson Ramos de Almeida, em Ibirapitanga e Escola Municipal Celina Pinheiro Gomes, em Nilo Peçanha, além da Escola Municipal Ana Nery. Nessas instituições, as atividades serão acompanhadas por um professor e também pela equipe do Círculos.

“Encontramos crianças muito talentosas que nos encheram de esperança. Agora cabe a nós dar todo o suporte necessário para que elas possam se desenvolver”, comentou Geiane Macedo, coordenadora do projeto.

Incentivo
Estimular o gosto pela leitura, capacidade de escrita e expressão, contextualização e reflexão a respeito de princípios e valores essenciais à formação de cidadãos e jovens lideranças. Essas são as propostas do Círculos de Leitura, que vem sendo aplicado nas Casas Familiares e Casa Jovem, unidades educacionais ligadas ao Programa de Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Mosaico de Áreas de Proteção Ambiental do Baixo Sul da Bahia (PDIS). Além de escolas públicas municipais e associações comunitárias. Como resultado, em 2010, 2.121 alunos foram beneficiados.

Receba nossas novidades:
Basta informar seu nome e melhor e-mail!
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital