Exemplo na Comunidade

Santília dos Santos reescreveu a história de sua região. Com a produção de artesanato, multiplicou a renda da família e influenciou as vizinhas

Unindo a palha e a fibra da piaçava, Santilia dos Santos, 49 anos, reescreveu a história de sua comunidade. A Moradora de Lagoa Santa, Ituberá (BA), multiplicou a renda da família com a produção de artesanato e influenciou as vizinhas. “Todo mês elas viam o dinheirinho que entrava. Isso fez com que todas resolvessem aderir”, conta a artesã Santilia, que é associada à Cooperativa das Produtoras e Produtores Rurais da Área de Proteção Ambiental do Pratigi (Cooprap).

A Cooprap faz parte da Aliança Cooperativa da Piaçava, que reúne a Casa Familiar Agroflorestal (Cfaf), a Indústria Cidad㠖 que produz vassouras de piaçava – e parceiros sociais, como Walmart, Tok&Stok, GBarbosa e Ebal.

Santilia conta com o apoio das filhas. Maria Aparecida dos Santos, 15 anos, é educanda da Cfaf e produz, junto com a mãe, peças como cestas, bolsas, bandejas, entre outras. “Desejo ser uma grande empresária rural, trabalhar com piaçava e não sair da minha comunidade”, diz a jovem.