12h39

A cada passo uma conquista

Educandos das Casas Familiares e Casa Jovem, unidades de ensino ligadas ao PDIS, experimentam um novo modo para aprendizado da língua portuguesa

Compartilhe
Tamanho do texto

Brincando com letras, formando palavras. Assim, educandos da Casa Jovem e Casas Familiares – Rural de Igrapiúna (CFR-I), Rural de Presidente Tancredo Neves (CFR-PTN) e Agroflorestal (Cfaf), de Nilo Peçanha, experimentaram um novo modo de aprender português. Os alunos destas unidades de ensino participaram, durante o mês de agosto, do “Soletrando 2011”. Em meio às regras do novo acordo ortográfico, trava-línguas e expressões do dia a dia, a competição visou incentivar a leitura, escrita e interpretação de textos.

Benailde de Jesus, 14 anos, foi a campeã na Cfaf. Estudante do Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Florestas Integrado ao Ensino Médio, a moradora de Taperoá (BA) reforçou a relevância de iniciativas como essa. "O Soletrando nos estimulou a buscar novos conhecimentos”, afirma. Segundo José Luis Monteiro, Assessor Pedagógico desta unidade de ensino, a atividade contribuiu para ampliar o vocabulário, a compreensão do significado das palavras e sua morfologia. “A escrita é um instrumento essencial, ela faz parte da nossa vida”, destaca.

Para Thais Vilas Boas, 13 anos, o aprendizado foi garantido de forma divertida e interessante durante os dias de competição. “Compreendemos também a importância de ter mais informações sobre a linguagem de outras regiões do nosso país”, assegura a educanda do 8º ano do Colégio Estadual Casa Jovem. Ao final do evento, os educandos foram presenteados com dicionários e títulos da literatura brasileira, doados pela Indústria do Conhecimento.

O “Soletrando 2011” integra as Práticas Sociais de Letramento, atividade que faz parte das estratégias da Associação das Casas Familiares Rurais do Baixo Sul da Bahia (Arcafar-BS) que visam à melhoria da aprendizagem de leitura e escrita dos alunos. O método vem sendo aplicado desde fevereiro deste ano nas instituições educacionais ligadas ao Programa de Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Mosaico de Áreas de Proteção Ambiental do Baixo Sul da Bahia (PDIS), apoiado pela Fundação Odebrecht.

Para saber mais acesse: O prazer de ler e aprender
 

Receba nossas novidades:
Basta informar seu nome e melhor e-mail!
preload
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital