Discutir a atuação do Sistema de Justiça e Conselhos pelo Desafio da Prioridade Absoluta no Nordeste Brasileiro. Esse foi o tema do Seminário Regional da Associação Brasileira de Magistrados, Promotores de Justiça e Defensores Públicos da Infância e da Juventude (ABMP) realizado entre os dias 26 e 27 de agosto. O evento, que reuniu mais de 600 pessoas em Salvador (BA), acontece a cada dois anos e busca a superação dos fatores de desigualdade e exclusão, além de melhores condições para a efetivação dos direitos de crianças e adolescentes.
Como um dos parceiros desta iniciativa, o Instituto Direito e Cidadania (IDC) viabilizou a participação de 45 conselheiros tutelares do Baixo Sul da Bahia e cinco jovens beneficiados pelo Projeto Trilhando Caminhos. Luiz de Souza, conselheiro de direitos do município de Presidente Tancredo Neves, destaca a relevância da discussão. “Estamos presentes em um seminário cujo objetivo central é debater a proteção integral e atuação em rede na garantia dos direitos de crianças e adolescentes. É graças ao IDC que temos essa oportunidade. Sem dúvida, tudo que foi tratado servirá para qualificar a nossa atuação”, assegura.
Bruno Menezes, 18 anos, integrante do Trilhando Caminhos, foi moderador de uma das mesas. Em seu discurso disseminou a necessidade da efetivação de Políticas Públicas. “Acredito que cabe a nós ajudar na seguridade de nossos direitos e cumprir com nossos deveres. Como jovem protagonista estarei sempre disposto a lutar por essa causa”, garante.
Jovens de diversas regiões do nordeste foram estimulados pelos organizadores a participar da ação. “A presença deles foi importante para que nos pautassem sobre onde estamos errando”, ressalta Elen Sanches, Presidente da ABMP.