Programa de Aquisição de Alimentos é citado em relatório da ONU

Considerada uma das melhores práticas mundiais, iniciativa do Governo Federal é replicada no Baixo Sul da Bahia desde 2009

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), uma ação de política pública do Governo Federal voltada para o combate à fome, a distribuição de renda e o crescimento do agricultor familiar, foi citado no relatório Procurement for the Millennium Development. Escrito pelo secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon, o documento aponta o PAA como uma das melhores práticas mundiais que contribuem para os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

Replicado no Baixo Sul da Bahia desde 2009, o programa conta com o apoio do Instituto Direito e Cidadania (IDC) e do Consórcio Intermunicipal da Área de Proteção Ambiental do Pratigi (Ciapra) para articulação local. São 317 famílias beneficiadas em quatro municípios da região e entorno. “A gente perdia muitos produtos, mas a partir de agora não perderemos mais. Além disso, vamos ajudar pessoas carentes”, diz Luzia dos Santos, de 40 anos, moradora do município de Igrapiúna.

Os agricultores podem receber até R$ 4.500,00 por ano com a entrega dos alimentos para o PAA. ”O aumento da renda familiar e a facilidade de comercializar o que antes era jogado no lixo são os principais benefícios”, salienta Maria Celeste, Diretora Executiva do IDC. O Programa foi multiplicado no Baixo Sul por meio da assinatura de um acordo de cooperação técnica entre a Fundação Odebrecht, o Ciapra e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

Saiba mais: Nações Unidas no Brasil