18h20

Colégio Estadual Casa Jovem recebe Selo Escola Solidária pela segunda vez

Centro educacional foi o único do Baixo Sul da Bahia a conquistar título, concedido pelo Instituto Faça Parte

Compartilhe
Tamanho do texto

Pela segunda vez, o Colégio Estadual Casa Jovem (CECJ), localizado em Igrapiúna (BA), recebe o Selo Escola Solidária, iniciativa que identifica, reconhece e fortalece as instituições brasileiras como núcleos de cidadania em suas próprias comunidades. O CECJ é o único centro educacional estadual do Baixo Sul da Bahia a conquistar o Selo, o que demonstra seu diferencial na região. “Isso representa o indicativo de que nosso ensino traz em seu escopo o caráter humanitário, pois tem traçado estratégias que beneficiam moradores da zona rural”, aponta Francisco Nascimento, Diretor do Colégio.

A conquista do título pelo CECJ foi possível por meio da apresentação e submissão de dois projetos: Conhecendo Meu Lugar, no qual professores e estudantes realizam visitas às comunidades para estimular o reconhecimento e a valorização da própria identidade cultural, e Horto Medicinal, que contribui para a criação de uma cadeia produtiva de plantas medicinais de forma orgânica. Em 2009, quando recebeu o Selo pela primeira vez, o CECJ inscreveu o Projeto de Integração Comunitária, iniciativa coordenada por líderes de associações locais e comunidades quilombolas.

O Selo Escola Solidária foi idealizado pelo Instituto Faça Parte, em parceria com o Ministério da Educação, Conselho Nacional de Secretários de Educação, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação e Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Com a certificação, procura-se, também, propiciar a troca de experiências e articulações entre as escolas e colégios selecionados e incentivar a prática de voluntariado educativo como ferramenta formativa. Em quatro edições, 16.181 instituições brasileiras receberam o Selo Escola Solidária, sendo que 1.090 estão localizadas na Bahia.
 

Receba nossas novidades:
Basta informar seu nome e melhor e-mail!
preload
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital