Os 531 associados da Cooperativa dos Produtores de Palmito do Baixo Sul da Bahia (Coopalm) têm mais um motivo para comemorar. A Coopalm conquistou o Prêmio ECO 2011 , sendo reconhecida na categoria Práticas de Sustentabilidade – Sustentabilidade em Processos (pequeno e médio porte). A Cooperativa concorreu com 108 projetos dos quais somente 12 foram vencedores.
A cerimônia de entrega acontecerá em São Paulo (SP), no dia 2 de dezembro. Raimundo dos Santos, associado e Presidente da Coopalm, receberá o troféu durante a solenidade. “Estamos felizes e orgulhosos com esta conquista”, ressalta o produtor.
Uma iniciativa da Câmara Americana de Comércio (Amcham) de São Paulo, lançada em 1982, o Prêmio ECO reconhece instituições que adotam práticas socialmente responsáveis. Em 2008, passou a ser uma realização conjunta da Amcham e do jornal Valor Econômico.
Conquistas
A Coopalm vem apresentando importantes resultados e conquistas ao longo de sua trajetória, principalmente, por viabilizar benefícios para seus associados e contribuir com mudanças positivas na região. Dentre estes, destacam-se o planejamento e realização das ações com apoio dos parceiros institucionais, assistência técnica intensiva, aumento da produtividade do trabalho dos cooperados, com agregação de valor e reconhecida qualidade aos produtos, e a formação de uma classe média rural, com perspectivas de futuro e protagonista de seu próprio destino.