No Baixo Sul da Bahia, centenas de jovens têm acesso a uma formação embasada nos princípios da educação para a vida e pelo trabalho. Essa nova geração está sendo guiada por uma equipe que dedica tempo, presença, experiência e exemplo. São monitores, secretários escolares, assessores pedagógicos, professores e educadores que partilham conhecimentos e são responsáveis pelo desenvolvimento de seus educandos.
Para integrar e promover a troca de experiências entre esses educadores foi realizado o Programa de Formação do Corpo Docente das Unidades de Ensino do PDIS. Durante dez meses, a equipe trabalhou conceitos relacionados à sustentabilidade, diversidade, ciências da natureza, física da terra e bases estratégicas e financeiras para o desenvolvimento de projetos produtivos. “Essa iniciativa em conjunto é fundamental para o desenvolvimento dos jovens”, afirma Joelma Sena, Assessora Pedagógica da Casa Familiar Rural de Igrapiúna.
No dia 25 de novembro, foi celebrado, em Salvador (BA), o fim da etapa de 2011 do programa de formação com a entrega de 31 certificados. “A profissão de educador precisa se desenvolver constantemente para que possamos fortalecer nossa metodologia de ensino. Este momento marca a história de uma caminhada que trilhamos juntos”, assegura Ademário Reis, Diretor do Colégio Estadual Casa Jovem.
Presente no evento, o Secretário da Educação da Bahia, Osvaldo Barreto, destacou a importância de ações como essa. “Precisamos criar uma escola que responda a necessidade da população e vejo que é o que está sendo feito no Baixo Sul da Bahia. Um trabalho que integra e busca um dialogo permanente com a comunidade. A secretaria está acompanhando essa experiência e busca estar mais próxima”, garante. “É um desafio imenso assegurar a nossa juventude o direito de aprender, e esse é o trabalho de vocês”, completou o Secretário, dirigindo-se para os educadores.
“A educação profissional técnica ofertada pelas Casas Familiares e Casa Jovem convergem com o anseio nacional pela qualidade do ensino, criando oportunidades de acesso dos educandos ao conhecimento e geração de trabalho e renda”, reforça Joana Almeida, Assessora Educacional da Fundação Odebrecht e responsável pelo programa de formação.
A oradora da turma e Diretora de Ensino da Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves, Rita Cardoso, agradeceu a oportunidade em um discurso emocionado. “Essa equipe está muito fortalecida, principalmente no que diz respeito à formação dos jovens”, assegura.
Na ocasião, também compareceu o Assessor da Presidência do Conselho Estadual de Educação, Astor de Castro Pessoa, o Presidente Executivo e os Vice-Presidentes da Fundação Odebrecht, respectivamente, Mauricio Medeiros, Roberto Lessa e Waldeck Ornélas.