09h45

Cerimônia celebra fim da etapa 2011 do Programa de Formação do Corpo Docente das Unidades de Ensino do PDIS

Entrega de certificados pelo Secretário da Educação da Bahia, Osvaldo Barreto, marca evento

Compartilhe
Tamanho do texto

No Baixo Sul da Bahia, centenas de jovens têm acesso a uma formação embasada nos princípios da educação para a vida e pelo trabalho. Essa nova geração está sendo guiada por uma equipe que dedica tempo, presença, experiência e exemplo. São monitores, secretários escolares, assessores pedagógicos, professores e educadores que partilham conhecimentos e são responsáveis pelo desenvolvimento de seus educandos.

Para integrar e promover a troca de experiências entre esses educadores foi realizado o Programa de Formação do Corpo Docente das Unidades de Ensino do PDIS. Durante dez meses, a equipe trabalhou conceitos relacionados à sustentabilidade, diversidade, ciências da natureza, física da terra e bases estratégicas e financeiras para o desenvolvimento de projetos produtivos. “Essa iniciativa em conjunto é fundamental para o desenvolvimento dos jovens”, afirma Joelma Sena, Assessora Pedagógica da Casa Familiar Rural de Igrapiúna.

No dia 25 de novembro, foi celebrado, em Salvador (BA), o fim da etapa de 2011 do programa de formação com a entrega de 31 certificados. “A profissão de educador precisa se desenvolver constantemente para que possamos fortalecer nossa metodologia de ensino. Este momento marca a história de uma caminhada que trilhamos juntos”, assegura Ademário Reis, Diretor do Colégio Estadual Casa Jovem.

Presente no evento, o Secretário da Educação da Bahia, Osvaldo Barreto, destacou a importância de ações como essa. “Precisamos criar uma escola que responda a necessidade da população e vejo que é o que está sendo feito no Baixo Sul da Bahia. Um trabalho que integra e busca um dialogo permanente com a comunidade. A secretaria está acompanhando essa experiência e busca estar mais próxima”, garante. “É um desafio imenso assegurar a nossa juventude o direito de aprender, e esse é o trabalho de vocês”, completou o Secretário, dirigindo-se para os educadores.

“A educação profissional técnica ofertada pelas Casas Familiares e Casa Jovem convergem com o anseio nacional pela qualidade do ensino, criando oportunidades de acesso dos educandos ao conhecimento e geração de trabalho e renda”, reforça Joana Almeida, Assessora Educacional da Fundação Odebrecht e responsável pelo programa de formação.

A oradora da turma e Diretora de Ensino da Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves, Rita Cardoso, agradeceu a oportunidade em um discurso emocionado. “Essa equipe está muito fortalecida, principalmente no que diz respeito à formação dos jovens”, assegura.

Na ocasião, também compareceu o Assessor da Presidência do Conselho Estadual de Educação, Astor de Castro Pessoa, o Presidente Executivo e os Vice-Presidentes da Fundação Odebrecht, respectivamente, Mauricio Medeiros, Roberto Lessa e Waldeck Ornélas.

Receba nossas novidades:
Basta informar seu nome e melhor e-mail!
preload
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital