17h34

Cooperativas ligadas ao PDIS marcam presença na 24ª Fenagro

Estandes divulgam e comercializam produção de agricultores familiares, além de possibilitar prospecção de novos clientes

Compartilhe
Tamanho do texto

Acompanhar o desenvolvimento da palmeira que origina o palmito de pupunha, desde a germinação da semente até o corte das hastes. Conhecer o resultado deste ciclo: o produto beneficiado por uma cooperativa agroindustrial de agricultores familiares. Apreciar histórias de trabalhadores do campo, que mudaram suas vidas por meio desse cultivo. E ainda adquirir um produto de qualidade certificada.

Tudo isso pôde ser vivenciado pelos visitantes da 24ª Feira Nacional da Agropecuária (Fenagro) que passaram pelo estande da Cooperativa dos Produtores de Palmito do Baixo Sul da Bahia (Coopalm), em Salvador (BA), entre os dias 26 de novembro e 4 de dezembro. “A Fenagro foi uma grande oportunidade para apresentarmos o trabalho que realizamos”, afirma Carlos Alberto do Nascimento, morador da comunidade do Adão, localizada em Taperoá (BA), e associado da Coopalm.

Em meio aos 800 expositores reunidos pela Fenagro, também esteve presente a Cooperativa das Produtoras e Produtores Rurais da Área de Proteção Ambiental do Pratigi (Cooprap). Em seu espaço, foram exibidas e comercializadas peças confeccionadas com a fibra de piaçava, como vassouras, artesanatos e biojoias. “Divulgamos os produtos dos nossos associados e fizemos vários contatos. Sairemos daqui com novos clientes”, destaca Marcos Pereira, responsável pela área comercial da Cooprap.

Durante passagem pelos estandes, Elionaldo Teles, Presidente da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), ressaltou a importância da agricultura familiar. “Esses produtores têm suas vidas dedicadas ao trabalho e é exatamente sobre esse olhar que queremos dar mais atenção. O nosso governo trabalha para que possamos construir alternativas melhores para essa categoria que produz e faz a diferença em cada cidade”, afirma. Além de Teles, também visitaram os espaços das cooperativas o Governador da Bahia, Jaques Wagner, o Ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, o Secretário de Agricultura do Estado da Bahia, Eduardo Salles, e grupos escolares.

Durante a Fenagro, aconteceu ainda a II Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária. Na ocasião, foram divulgados mais de 165 produtos oriundos da agricultura familiar de 80 diferentes expositores. Entre eles, esteve a Coopalm, Cooprap, Cooperativa dos Aquicultores de Águas Continentais e a Cooperativa dos Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves – todas ligadas ao Programa de Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Mosaico de Áreas de Proteção Ambiental do Baixo Sul da Bahia (PDIS), fomentado pela Fundação Odebrecht.

Newsletter
Quer apoiar nossa causa?
Cadastre nome e e-mail e aguarde nosso contato.
preload
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital