09h21

Associação Guardiã da APA do Pratigi inaugura terceira base

Unidades implantadas nos três ecopolos - Cordilheiras, Vale e Estuário - possibilitam maior interação e sinergia entre as comunidades e as instituições ligadas ao PDIS

Compartilhe
Tamanho do texto

Contribuir com o desenvolvimento sustentável da Área de Proteção Ambiental (APA) do Pratigi é o que busca a Associação Guardiã da APA do Pratigi (Agir), que há cinco anos atua como um instrumento de integração social local, além de promover o fortalecimento do associativismo, e estimular o compartilhamento de valores e o senso de pertencimento a uma APA.

Para expandir suas ações, a Agir implantou, nos três distintos ecopolos – Cordilheiras, Vale e Estuário – que compõem a APA do Pratigi, bases que incentivam ainda mais a troca entre as comunidades. A primeira, em funcionamento desde 2007 no Ecopolo II, foi reinaugurada no dia 14 de dezembro, em Colônia – Ituberá (BA). Representantes das 33 associações ligadas à Agir compareceram ao local para conhecer o Programa de Ação e o orçamento para 2012. O evento foi seguido de uma confraternização.

Em julho de 2011 foi a vez de Piraí do Norte (BA), município localizado no Ecopolo I. “É importante saber que agora temos um apoio ainda mais efetivo”, reforçou na ocasião Eliana Ribeiro, presidente da Associação das Doceiras que funciona na região.

Já a base do Ecopolo III foi inaugurada no dia 2 de dezembro. Estabelecida na comunidade São Francisco, em Nilo Peçanha (BA), é mais um espaço para as associações interagirem entre si e com as instituições ligadas ao Programa de Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Mosaico de APAs do Baixo Sul da Bahia (PDIS), do qual a Agir faz parte. “A Prefeitura de Nilo Peçanha sempre apoiará projetos como esse, que incentivam a organização e participação de todos”, destacou José Augusto Santos, Secretário da Educação do município, durante o evento.

Para Valdeci Suzart, moradora de São Francisco, esta é uma grande conquista. “Significa a realização de um sonho. Com essa parceria vamos estimular o desenvolvimento local, promovendo uma melhoria na qualidade de vida da nossa comunidade”, assegurou. Também estiveram presentes na inauguração representantes do Instituto Rumo Náutico, das instituições ligadas ao PDIS, secretários e vereadores municipais, equipe administrativa da Agir e o Vice-Presidente da Fundação Odebrecht – Área de Planejamento e Educacional – Waldeck Ornélas.

Newsletter
Quer apoiar nossa causa?
Cadastre nome e e-mail e aguarde nosso contato.
preload
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital