10h04

Em Busca da Verdadeira Transformação

Compartilhe
Tamanho do texto

Uma região apresenta mudanças concretas quando seus moradores são estimulados a se tornar agentes de seus próprios destinos e da transformação social. Dessa forma, pode-se afirmar que ali o desenvolvimento vem acontecendo de forma consciente e sustentável.

Com 11 municípios, 285 mil habitantes e 6.203 km² de extensão, o Baixo Sul da Bahia se caracteriza pelas riquezas naturais e capacidade agrícola convivendo com a pobreza e o analfabetismo, que limitam seu potencial de crescimento. Para contribuir na transformação dessa realidade, a Fundação Odebrecht atua no local desde 1999, mas em 2003 consolidou a proposta do Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade do Mosaico de Áreas de Proteção Ambiental do Baixo Sul da Bahia (PDCIS).

Em parceria com a sociedade civil organizada, o Poder Público e a iniciativa privada, o PDCIS assume o desafio de tornar próspera e dinâmica uma área rural com grande patrimônio ambiental. A busca deste objetivo comum, superior e nobre contempla, em uma única iniciativa, o alcance dos Oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, propugnados pela Organização das Nações Unidas e subscritos por 192 países.

As ações ligadas ao PDCIS promovem a interação entre quatro capitais: produtivo, humano, social e ambiental. Aqui, destaca-se o produtivo, que fomenta a geração de trabalho e renda às unidades-família e a formação de lideranças locais por meio de cooperativas. Dessa forma, o produtor rural recebe orientação técnica e financeira, que resulta no aumento da produtividade e na remuneração adequada. Começa-se, então, a estruturação de uma nova classe média rural e uma verdadeira mudança na região.

No segundo número da revista Educação pelo Trabalho são abordadas as atividades e resultados das cooperativas assim como de outros projetos em operação no Baixo Sul. A Fundação Odebrecht coloca-se na posição de parceira dessas instituições, apoiando-as com transferência de tecnologia e acreditando no seu potencial de desenvolvimento. Assim, vai se trilhando um caminho permanente para a sustentabilidade.

Mauricio Medeiros, Presidente Executivo da Fundação Odebrecht

Receba nossas novidades:
Basta informar seu nome e melhor e-mail!
preload
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital