10h11

Inclusão Social Produtiva

Integração entre casas familiares e cooperativas agroindustriais possibilita o desenvolvimento regional

Compartilhe
Tamanho do texto

Duas faces de uma mesma moeda. Assim, é possível definir a relação estabelecida entre as casas familiares rurais e as cooperativas agroindustriais ligadas ao PDCIS. Inseridas em um modelo inovador chamado de Aliança Cooperativa Estratégica, essas instituições estão contribuindo para o desenvolvimento integrado e sustentável do Baixo Sul da Bahia.

Nas casas – unidades de ensino mantidas por associações civis de Interesse Público –, os cooperados do amanhã estão sendo educados pelo trabalho. Com acesso a formação profissional, oferecida por meio de cursos técnicos integrados ao ensino médio, esses jovens constituirão uma nova geração organizada e protagonista de sua própria história. O sonho é que as cooperativas agroindustriais gerem recursos e financiem essa formação, oferecida aos cidadãos, empresários e chefes de família do futuro, contribuindo para a inclusão social produtiva, a erradicação da pobreza e a redução das desigualdades sociais na região.

Por meio dessa Aliança, as famílias produtoras do Baixo Sul têm acesso a uma educação voltada para a realidade do campo e maior retorno de renda, uma vez que as cooperativas agroindustriais, supridoras de matérias-primas, em quantidade e com qualidade, agregam valor aos cultivos de seus associados. O resultado é o produto final beneficiado, certificado e rastreável, atrativo ao Parceiro Social, que apoia na comercialização.

Complementares e sinérgicas, como as faces de uma moeda, as casas familiares rurais viabilizam ainda pesquisas que contribuem para ampliar a produtividade dos agricultores. Estas unidades de ensino disponibilizam suas equipes de educadores e profissionais do campo para desenvolver tecnologias aplicadas ao negócio. As cooperativas retribuem: integram os jovens educandos como associados e oferecem oportunidades de trabalho digno e justa remuneração. Assim, em Aliança, consolidam a Sobrevivência, que permite o Crescimento, e lançam as bases para a Sustentabilidade.

Receba nossas novidades:
Basta informar seu nome e melhor e-mail!
preload
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital