12h08

Somando Forças

Ações conjuntas entre as casas familiares e cooperativas têm formado uma nova geração de empresários rurais

Compartilhe
Tamanho do texto

A integração entre as casas familiares rurais e as cooperativas agroindustriais está no cerne de um sistema equilibrado e sustentável, que beneficia os atuais produtores com geração de trabalho e renda e preza pela formação dos novos empresários rurais: a Aliança Cooperativa Estratégica. Dessa forma, faz-se possível um ciclo virtuoso de desenvolvimento, em que os educandos são estimulados a iniciar seus projetos produtivos e os associados a contribuir com a educação oferecida pelas casas familiares. Os resultados dessa relação já são visíveis: 40 jovens se tornaram cooperados.

É o caso de Antonio Nascimento Filho, 24 anos, morador do Assentamento Margarida Alves, em Ituberá (BA). Mesmo sem ter concluído os três anos de formação na Casa Familiar Rural de Igrapiúna (CFR-I), o jovem não hesitou em fazer parte da equipe da Cooperativa dos Produtores de Palmito do Baixo Sul da Bahia (Coopalm). Associou-se em julho de 2011 e realizou sua primeira entrega de hastes de palmito pouco tempo depois. “Cada dia que passa, tenho mais certeza que meu futuro está aqui, no campo”.

Maria do Amparo Conceição também é exemplo e compartilha a mesma experiência de Antonio. Ingressou na Cooperativa das Produtoras e Produtores Rurais da APA do Pratigi (Cooprap) em 2011 e já percebe mudanças em sua vida. “Com a formação na Casa Familiar Agroflorestal, minha vida melhorou, pois tenho ensino de qualidade e uma renda fixa”, conta.

Você Sabia?
Para estimular os jovens a ingressarem nas cooperativas, diversas atividades em conjunto com as casas familiares vem sendo realizadas, como cursos e palestras sobre a importância do cooperativismo, orientações técnicas e aulas práticas sob a coordenação dos associados.

Receba nossas novidades:
Basta informar seu nome e melhor e-mail!
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital