10h17

União fortalecida

Aliança Cooperativa Estratégica da Mandioca intensifica ações de integração entre Casa Familiar e Cooperativa com foco na orientação de jovens produtores

Compartilhe
Tamanho do texto

Sinérgicas e complementares, a Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves (CFR-PTN) e a Cooperativa dos Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (Coopatan) formam a Aliança Cooperativa Estratégica da Mandioca. Juntas, buscam contribuir para o desenvolvimento sustentável da região do Baixo Sul da Bahia.

Na CFR-PTN, os cooperados do amanhã têm acesso a uma formação profissional voltada para a realidade do campo, que unifica os ensinos médio e técnico. A unidade de ensino viabiliza ainda pesquisas que contribuem para ampliar a produtividade dos agricultores, disponibilizando suas equipes de educadores e profissionais do campo para desenvolver tecnologias aplicadas ao negócio. A Coopatan retribui: recebe os educandos como associados, oferecendo oportunidades de trabalho digno e justa remuneração.

Para intensificar esta integração, quatro profissionais são disponibilizados pela Coopatan para orientar os associados sobre o desenvolvimento dos cultivos. Todos foram formados pela CFR-PTN. Necildo Silva, 22 anos, é um deles. Concluiu o curso em 2010, tornou-se técnico-monitor e, atualmente, acompanha agricultores cooperados e os ex-alunos da Casa que também integram a cooperativa. “Estou entusiasmado com esse desafio. Sinto-me honrado por servir a essas pessoas. Torná-los mais compromissados e disciplinados será um dos meus objetivos”, assegura.

Edivan Alcântara, 21 anos, que também se formou em 2010, partilha do mesmo sentimento. Como técnico-monitor, tem um papel diferenciado. Acompanha os educandos que ainda não se associaram e os motiva a ingressarem na Coopatan. “É gratificante compartilhar meus conhecimentos com eles e despertar o espírito cooperativista”, garante. “Com essa ligação fortalecida, os jovens encontram uma parceira para produção de qualidade e escoamento dos cultivos”, complementa Necildo.

Receba nossas novidades:
Basta informar seu nome e melhor e-mail!
preload
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital