Juntos pelo desenvolvimento

Por meio da agricultura, o produtor de mandioca e hortifrúti, Manoel Nascimento, está construindo o futuro em conjunto com a família

“A situação era difícil. Antes não tinha comprador certo, dependia de terceiros. Perdia mais do que vendia. Hoje, temos conhecimento, ampliamos nossa produção e garantimos uma renda maior”. Com essas palavras, Manoel Nascimento, 44 anos, descreve sua trajetória. O agricultor é um dos sócios-fundadores da Cooperativa dos Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (Coopatan).

Foi na Coopatan que teve acesso a técnicas que contribuíram para ampliar sua produtividade, por meio do apoio de assistentes educadores que acompanham e auxiliam nas plantações. Com apoio da cooperativa, garantiu ainda o destino dos seus cultivos. Produtor de mandioca e hortifrúti, Manoel acredita no trabalho realizado em conjunto. “A cooperativa é o caminho”, afirma.

Morador da comunidade de Estreito, localizada no município de Presidente Tancredo Neves (BA), vive com a família e cinco filhos. Um deles é Antônio Mauricio Nascimento, 20 anos, educando da Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves (CFR-PTN) – unidade de ensino que contribui para a formação dos cooperados do amanhã. O jovem compartilha com o pai os conhecimentos que está adquirindo na CFR-PTN. “Já pude passar a forma de adubar e cuidar das diferentes culturas. Somos parceiros em todas as atividades que realizamos”, conta Antônio.

Todo este trabalho já garante uma renda de R$ 1.300 mensais. Manoel está economizando para realizar os sonhos que o acompanham há anos: construir uma casa melhor e comprar um carro. “Tudo o que busco é para a minha família. O futuro é deles, dos meus filhos”, assegura.