16h13

Entender o jovem como parte da solução e não como problema

Debates e oficinas foram as atividades realizadas em comemoração ao Dia Mundial da Juventude, que teve como eixo central o conceito de Protagonismo Juvenil

Compartilhe
Tamanho do texto

Entendendo que o jovem assume papel fundamental para o desenvolvimento social e político da comunidade onde vive, o Instituto Direito e Cidadania (IDC) fomentou discussões e coordenou oficinas sobre o tema, entre os dias 27 e 30 de março, em comemoração ao Dia Mundial da Juventude. As atividades foram realizadas em colégios estaduais localizados nos municípios baianos de Ituberá, Igrapiúna, Piraí do Norte, Ibirapitanga e Nilo Peçanha - que compõem a Área de Proteção Ambiental (APA) do Pratigi -, além de Presidente Tancredo Neves.

Os debates promovidos tiveram como eixo central o conceito de Protagonismo Juvenil, que estimula a decisão de fazer com o jovem, entendendo-o como parte da solução e não como problema. Durante o evento, esse conhecimento foi discutido dentro do contexto do Programa de Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Mosaico de APAs do Baixo Sul da Bahia (PDIS) – fomentado pela Fundação Odebrecht – por meio de palestras ministradas por jovens que estão inseridos no Programa.

Um destes foi Wildson Santos, 22 anos, que conversou com estudantes do Colégio Estadual Nair Lopes, em Nilo Peçanha. Na ocasião, relatou sua experiência na Casa Familiar Agroflorestal (Cfaf), onde está sendo formado pelo curso de Qualificação em Agroecoturismo.

“O PDIS tem grande importância para o desenvolvimento dos jovens em nosso município e apoia aqueles que acreditam na transformação da juventude”, conta Diva Menezes, Diretora do Colégio.

Outras atividades da programação comemorativa foram a apresentação de poesias e cordéis pelos educandos da Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves (CFR-PTN) e a realização de uma dinâmica chamada “Fotografia do PDIS” pela jovem Mariene Barbosa, 26 anos. Formada pela CFR-PTN, Mariene apresentou aos estudantes do Colégio Estadual Maria Xavier de Andrade Reis o papel de cada instituição ligada ao PDIS por meio de suas logomarcas. “Esta ação foi uma oportunidade ímpar de conhecer melhor o Programa e seus projetos. Além de ser fundamental para valorizar a prática do protagonismo juvenil”, afirma a aluna Carina Crícia, 15 anos.

O evento contou com o apoio das secretarias municipais de Educação e das instituições ligadas ao PDIS – da qual Cfaf, CFR-PTN e IDC fazem parte. O Dia Mundial da Juventude faz parte de um calendário de ações do PDIS para festejar datas comemorativas ao longo de 2012. Este é o segundo ano em que essas celebrações vêm sendo realizadas. Em 2011, as programações contemplaram debates, apresentação de grupos culturais de dança e teatro, oficinas, exibição de vídeos e seminários. O propósito desse calendário é aproximar as comunidades do Baixo Sul da Bahia ao Programa.

Receba nossas novidades:
Basta informar seu nome e melhor e-mail!
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital