15h02

Acesso a novas experiências

Uma das visitas realizadas no mês de maio contou com a presença do Comandante da 6ª Região Militar, General Gonçalves Dias, e de Oficiais do Exército Brasileiro

Compartilhe
Tamanho do texto

O Programa de Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Mosaico de Áreas de Proteção Ambiental do Baixo Sul da Bahia (PDIS) está sendo fomentado na região desde 2003. Muitos dos resultados dessa iniciativa se devem às Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscips) e Cooperativas locais ligadas ao PDIS. E foi para conhecê-las, assim como seus trabalhos, que integrantes de diferentes instituições visitaram o Baixo Sul no mês de maio.

08 a 10 de maio: vivenciar de perto as ações ligadas ao PDIS foi o motivo da visita de 16 Oficiais do Exército Brasileiro ao Baixo Sul. Nos primeiros dias, o grupo conheceu as Alianças Cooperativas Estratégicas vinculadas ao Programa - Construção Civil, Piaçava, Palmito, Aquicultura, Mandioca e Amido - e as instalações do Colégio Estadual Casa Jovem (CECJ) e da Escola de Instrução Militar. A agenda ainda contemplou passagens pelo Tiro de Guerra de Valença (BA) e pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Baixo Sul da Bahia, em Nilo Peçanha (BA). Já no dia 10, o Comandante da 6ª Região Militar, General Gonçalves Dias, se encontrou com os Oficiais na sede da Associação Guardiã da Área de Proteção Ambiental do Pratigi (Agir), na Serra da Papuã, em Ibirapitanga (BA), para realizar reunião de trabalho. 

10 de maio: Washington Bolívar Júnior, Subprocurador-geral da República, esteve nas sedes da indústria Ambial e da Casa Familiar Rural de Igrapiúna (CFR-I), unidades que integram a Aliança Cooperativa Estratégica do Palmito, onde participou de um bate-papo com os jovens. Na tarde do mesmo dia, seguiu para a sede da Agir para assistir à apresentação sobre o PDIS feita pelo Presidente Executivo da Fundação Odebrecht, Mauricio Medeiros. 

15 e 16 de maio: para promover um intercâmbio de experiências com as instituições ligadas ao PDIS, Sérgio Leão, Diretor de Sustentabilidade da Odebrecht, cumpriu agenda no Baixo Sul, conhecendo in loco como se estruturam as Alianças Cooperativas Estratégicas integradas ao Programa.

21 de maio: representantes da empresa Alstom - Philippe Delleur, CEO; Marcos Costa, Vice-Presidente de Geração de Energia e Juliana Souza, diretora de Comunicação para Brasil e América Latina – estiveram no Edifício-Sede da Odebrecht, em Salvador (BA), para conhecer as ações do PDIS. Na ocasião, assistiram à apresentação sobre o Programa e conheceram espaços internos, como Núcleo de Cultura da Odebrecht e Biblioteca Hertha Odebrecht.

22 e 23 de maio: Michele Ximenes, representante do Instituto Brasileiro de Turismo – Embratur, visitou as instalações da Casa Familiar Agroflorestal, em Nilo Peçanha; da CFR-I, em Igrapiúna e da Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves. Na ocasião, ainda esteve nas sedes da indústria Ambial, da Agir e do Núcleo de Estudos e Práticas em Governança Participativa e Desenvolvimento Comunitário, desenvolvido em parceria com a ONU.

28 e 29 de maio: com objetivo de firmar parceria em prol do desenvolvimento sustentável do Baixo Sul da Bahia, Mauricio Medeiros, Presidente Executivo da Fundação Odebrecht, participou de reunião na sede da regional do Sebrae em Santo Antônio de Jesus (BA). Na ocasião, estiveram presentes o gerente da Unidade de Desenvolvimento Territorial do Sebrae Nacional, André Espínola, o superintendente do Sebrae Bahia, Edival Passos, além de representantes da sociedade civil e do Poder Público local. A agenda do segundo dia ficou reservada para visitas às instituições que integram as Alianças Cooperativas Estratégicas do Amido e da Mandioca, nos municípios baianos de Laje e Presidente Tancredo Neves, respectivamente. 

 

Receba nossas novidades:
Basta informar seu nome e melhor e-mail!
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital