10h18

Comunidades da APA do Pratigi comemoram Dia Mundial do Meio Ambiente

Conscientizar a população sobre a conservação dos recursos naturais foi um dos objetivos do evento

Compartilhe
Tamanho do texto

Estabelecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas para ser comemorado na data 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente faz parte do calendário mundial há 40 anos. A celebração tem o propósito de chamar atenção da população sobre novas formas de utilizar os recursos naturais e garantir a sustentabilidade do planeta Terra. Buscando fazer sua parte, moradores dos municípios que compõem a Área de Proteção Ambiental (APA) do Pratigi participaram de ações em prol do meio ambiente, como plantio de árvores, e foram estimulados a refletir sobre o assunto por meio de debates e exibições de vídeos. As atividades foram coordenadas pela Associação Guardiã da APA do Pratigi (Agir) com apoio do Exército Brasileiro, por meio do Tiro de Guerra de Valença (BA), e das prefeituras locais.

“Sabemos que conscientizar as pessoas contribui para cuidar do meio ambiente de forma apropriada. Por isso, vamos todos apoiar essa causa”, afirmou Luís Fernando, 16 anos, aluno da Escola Estadual Andrelina Eufrásia de Jesus Reis, localizada em Itamarati, distrito de Ibirapitanga (BA). Já o Sargento Eufrásio dos Santos, Chefe de Instrução do Tiro de Guerra, reforçou a postura responsável dos jovens: “Eles estão envolvidos e preocupados com o futuro das próximas gerações”.

Em Nilo Peçanha (BA), os moradores da comunidade de São Francisco aprenderam em oficinas de reciclagem que o lixo descartado por muitos deles pode ser usado para produzir diferentes artefatos, como artigos de decoração e até mesmo roupas. Depois das oficinas, os participantes saíram em caminhada pelas ruas para mostrar os resultados do trabalho aos vizinhos e amigos. “Foi um dia especial. Aprendi que cada um deve apoiar para a construção de um futuro melhor para todos”, opina a moradora Leide Conceicão. Já em Piraí do Norte (BA), sob orientação da equipe da Organização de Conservação de Terras (OCT), os moradores fizeram reconhecimento de áreas degradadas da bacia hidrográfica do Rio do Peixe e estruturaram um planejamento das atividades de recuperação que serão realizadas ali em parceria com a própria OCT, Agir e prefeitura municipal. “Com essa ação, acredito que passaremos da teoria para a prática e alcançaremos os resultados que sonhamos. Sofro muito ao ver nosso rio morrendo”, desabafa Elizabete Tavares da Silva, vice-presidente da Associação das Doceiras de Piraí do Norte.

A comemoração pelo Dia Mundial do Meio Ambiente faz parte de um calendário de ações do Programa de Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Mosaico de APAs do Baixo Sul da Bahia (PDIS), fomentado pela Fundação Odebrecht, e do qual fazem parte Agir, OCT e outras organizações e cooperativas locais. O propósito dos eventos é aproximar do PDIS as comunidades do Baixo Sul da Bahia.
 

 Ação realizada em Ibirapitanga com apoio do Tiro de Guerra de Valença

 

Receba nossas novidades:
Basta informar seu nome e melhor e-mail!
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital