15h51

Compromisso com o futuro

Exposição propôs modelo de Alianças Cooperativas Estratégicas como exemplo para tornar possível a sustentabilidade no Baixo Sul, além de levantar novas discussões sobre políticas públicas no Brasil

Compartilhe
Tamanho do texto

Encontrar formas para suprir as atuais necessidades da humanidade sem comprometer o futuro das próximas gerações configura o que se entende por sustentabilidade. E este tema é o cerne das discussões da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, realizada de 13 a 22 de junho no Rio de Janeiro (RJ). Para contribuir com os debates, no dia 14 de junho foi realizada uma exposição sobre o Programa de Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Mosaico de Áreas de Proteção Ambiental do Baixo Sul da Bahia (PDIS), apresentando suas ações e principais resultados. É o caso das Alianças Cooperativas Estratégicas, um modelo de desenvolvimento aplicado no interior do Estado da Bahia que integra a formação de jovens da zona rural com a geração de trabalho e renda para produtores do campo.

Ministrada por Joaquim Cardoso, Presidente do Conselho Deliberativo da Organização de Conservação de Terras (OCT), instituição ligada ao PDIS, a palestra também trouxe provocações sobre a readequação das políticas públicas no Brasil para que projetos saiam do papel e sejam colocados em prática. “Isso demanda a atuação conjunta entre os poderes constituídos local, estadual e federal, entendendo que deve haver um alinhamento permanente e dinâmico entre todos”, explicou Joaquim. A exposição fez parte da programação da Secretaria de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente.

Na ocasião, estiveram presentes representantes dos Ministérios das Relações Exteriores, do Turismo e do Meio Ambiente; Bruno Mariani, Presidente do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio); Alice Watson, Consultora em Comunicação do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur); Cecília Fonseca, da Unidade de Desenvolvimento Territorial do Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, e Coronel Feitosa, representando o General Enzo Martins Peri, Comandante do Exército Brasileiro. Ainda participaram jornalistas de várias partes do mundo e professores de universidades brasileiras.

O evento
A Rio+20 marca os vinte anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio 92) e deverá contribuir na agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas. Lideranças de governos e instituições do Brasil e do Mundo vêm participando das discussões que são norteadas por dois temas principais: a economia verde e erradicação da pobreza, e a estrutura institucional, ambas integradas ao contexto da sustentabilidade.

Acompanhe a programação da Rio+20 em www.rio20.gov.br/eventos  
 

Receba nossas novidades:
Basta informar seu nome e melhor e-mail!
preload
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital