14h39

Cooprap conquista Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato

Selecionada entre 1,8 mil unidades produtivas e única da Bahia reconhecida na terceira edição do prêmio, Cooperativa terá oportunidade de expor suas peças na Copa do Mundo em 2014

Compartilhe
Tamanho do texto

As matérias-primas são as palhas e fibras de piaçava. Os formatos, dos mais diversos. Peças como cestas, bolsas e mandalas têm origem nas mãos talentosas de 174 artesãos que integram a Cooperativa das Produtoras e Produtores Rurais da Área de Proteção Ambiental do Pratigi (Cooprap), sediada no município de Nilo Peçanha, Baixo Sul da Bahia. Esses associados têm um novo motivo para comemorar. A Cooprap foi a única unidade produtiva do Estado a conquistar a terceira edição do Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato.

Com essa conquista, a Cooprap terá a oportunidade de expor a produção de seus associados em grandes eventos esportivos, como a Copa das Confederações, em 2013, e a Copa do Mundo, em 2014. Além disso, ainda em 2012, participará de uma série de encontros de negócios. O primeiro deles será em setembro, no Rio de Janeiro, quando a solenidade de entrega do Prêmio também acontecerá. Em novembro, os trabalhos serão apresentados na 23ª Feira Nacional de Artesanato, em Belo Horizonte.

A Cooperativa foi selecionada entre 1,8 mil inscritos. A escolha dos cem premiados foi concluída em maio por sete especialistas. Fizeram parte do corpo de jurados representantes da área de design, comércio justo, imprensa, setor de artesanato e Ministério da Cultura. A avaliação considerou 11 critérios, dentre os quais inovação, beleza, responsabilidade social, viabilidade comercial, caráter ambiental e cultural. "O artesanato expressa os costumes brasileiros. O nosso, em especial, reflete a tradição dos descendentes quilombolas”, assegura Wellinton Silva, Líder da Cooprap.

Para o Gerente de Atendimento Coletivo – Comércio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Juarez de Paula, o destaque dessa terceira edição é o aumento da qualidade dos trabalhos inscritos no Prêmio. “O fato de terem passado por um júri de renome transfere atributos de competitividade aos profissionais premiados, tudo isso com chancela e apoio do Sebrae”, considera.

O Top 100 de Artesanato acontece a cada três anos. Por meio do Prêmio, o Sebrae também busca inserir as unidades produtivas em eventos de áreas como hotelaria e decoração. “Com essa conquista, tenho certeza que grandes oportunidades se abrirão para a Cooprap", ressalta Wellinton Silva.

Com informações da Agência Sebrae de Notícias.
 

                               

Premiação acontece a cada três anos

Receba nossas novidades:
Basta informar seu nome e melhor e-mail!
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital