14h25

Alternativa de trabalho e renda

Jovens da Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves ampliam orçamento da família por meio do PAIS, tecnologia social desenvolvida pela Fundação Banco do Brasil

Compartilhe
Tamanho do texto

 Educandos da Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves (CFR-PTN) estão encontrando mais uma alternativa de trabalho e renda por meio do PAIS - Produção Agroecológica Integrada e Sustentável – tecnologia social desenvolvida pela Fundação Banco do Brasil (FBB). A iniciativa, implantada primeiramente na sede da CFR-PTN, está sendo levada para as propriedades dos jovens.

No total, 180 unidades do PAIS serão instaladas no Baixo Sul da Bahia. No município de Presidente Tancredo Neves, 25 já foram implantadas. Além de se configurar como mais uma alternativa de trabalho e renda, esta tecnologia social permite promover uma agricultura sustentável, com métodos que não agridem o meio ambiente e garante uma alimentação saudável para as unidades-famílias.

As unidades do PAIS são compostas de horta circular, quintal agroecológico, galinheiro ao centro e irrigação por gotejamento. Os cultivos, além de abastecerem as famílias, são comercializados. "Após instalar na minha propriedade, notei algumas mudanças. O que antes considerávamos lixo, hoje transformamos em adubos e alimentação para as aves. Percebi que gastávamos muito com hortaliças e que poderíamos produzi-las com baixo custo", conta Ubiratan dos Santos, de 16 anos. 
Para o jovem, morador de Riachão da Serra, município de Valença (BA), esse é apenas o começo. "Em breve começarei a fornecer para a minha região", assegura.

O que é desejo para Ubiratan, já se tornou realidade para Jorge Costa, 20 anos. O jovem da comunidade de Gendiba II, localizada em Presidente Tancredo Neves (BA), já fidelizou clientes. "Além de vender produtos para a minha comunidade, comercializo em outras duas", ressalta o também educando da CFR-PTN. Aos sábados, Jorge realiza ainda entregas em domicílio. Para isso, trocou o carrinho de mão da família por uma motocicleta. "Tenho obtido por semana uma receita de R$ 150 apenas com o PAIS. Estou feliz com esse resultado", comemora, com um sorriso estampado no rosto.

Receba nossas novidades:
Basta informar seu nome e melhor e-mail!
preload
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital