17h30

Promovendo a agricultura familiar

II Festival de Sustentabilidade organizado pela rede de restaurantes Baby Beef oferece a seus clientes pratos feitos com produtos de cooperativas do Baixo Sul

Compartilhe
Tamanho do texto

Muitas pessoas se reuniram no dia 25 de julho para celebrar o encerramento do II Festival de Sustentabilidade, no restaurante Baby Beef Iguatemi, em Salvador (BA). Dentre os participantes estava Terezo de Jesus Santos, morador da comunidade Três Ladeiras, do município baiano de Taperoá. Ele saiu de sua cidade para representar a Cooperativa dos Produtores de Palmito do Baixo Sul da Bahia (Coopalm) durante o evento, já que o prato principal que seria servido naquela noite continha um ingrediente especial: o palmito de pupunha que ele e outros associados cultivam no dia a dia. “Estou integrado à Coopalm há quatro anos e, desde então, minha vida passou por transformações positivas. Saber que nosso produto está aqui e ver que todos estão gostando é muito gratificante para mim”, comenta Terezo.

Na segunda edição do Festival, iniciado em 1º de julho, a rede de restaurantes Baby Beef buscou novamente oferecer aos seus clientes alimentos da agricultura familiar, disponibilizados por cooperativas do Baixo Sul da Bahia. Além do palmito da Coopalm, estavam presentes na composição dos diferentes pratos a farinha de mandioca produzida pela Cooperativa dos Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (Coopatan) e a tilápia da Cooperativa dos Aquicultores de Águas Continentais (Coopecon). “Um dos pedidos frequentes foi o prato chamado Tilápia a Leonardo, que é feito com palmito e tilápia grelhados e farofa de legumes”, detalha o chef Izaqueu Novaes.

Para o cozinheiro, foi satisfatório ver as pessoas comparecendo aos estabelecimentos e se engajando em uma causa social. “Os clientes aceitaram a proposta de apoiar as cooperativas e quem realmente merece: o produtor rural”, completa Izaqueu. Já Leonel Jardim, Diretor do Grupo EAO Alimentos e Bebidas – controlador da rede Baby Beef –, considera que a qualidade marca o diferencial dos produtos vindos da agricultura familiar. “As cooperativas superaram nossas expectativas”, garante.

Representando o Governo do Estado, esteve presente ao evento o Secretário da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária, Eduardo Salles. Ele afirmou que a realização de eventos desse porte contribui para consolidar as políticas públicas na Bahia. “Estamos em processo de amadurecimento e fazer com que o cliente tenha acesso direto ao alimento cultivado pelo produtor do campo é um importante passo. Isso incentiva o cooperativismo e permite que a produção rural aumente e se qualifique cada vez mais”, avalia o Secretário.

Reconhecimento
Paralela ao encerramento do II Festival de Sustentabilidade, foi realizada uma cerimônia de premiação dos restaurantes que comprovaram a aquisição de produtos da agricultura familiar em 2011. Sob coordenação da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), nove estabelecimentos foram agraciados, dentre estes, o próprio Baby Beef. Em nome dos cooperados do Baixo Sul, Raimundo dos Santos, presidente da Coopalm, participou da solenidade entregando um dos prêmios da noite.


Chef Izaqueu Novaes é responsável pelos pratos feitos com palmito da Coopalm

*Crédito da foto principal: Alessandra Vale, da Embrapa. 


Newsletter
Quer apoiar nossa causa?
Cadastre nome e e-mail e aguarde nosso contato.
preload
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital