11h46

Instituição de ensino concentra esforços na formação de jovens da zona rural

Educadores, parceiros e moradores foram homenageados por contribuir com o trabalho da CFR-PTN na região do Baixo Sul

Compartilhe
Tamanho do texto

“Há alguns anos, vivíamos isolados do mundo, das tecnologias agrícolas e dos meios de comunicação. As famílias dessa cidade tinham receio de que seus filhos fizessem 18 anos e migrassem para capitais em busca de trabalho e de uma vida melhor”. Este foi o discurso de Fernanda Silva na abertura do evento de comemoração dos 10 anos da Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves (CFR-PTN), realizado no dia 3 de agosto. Formada na primeira turma da instituição, Fernanda, 24 anos, é hoje Diretora de Produção e Inovação Tecnológica na CFR-PTN. Durante a cerimônia, a jovem contrastou a história da Casa Familiar e sua realidade. “Aumentamos o cultivo de raiz de mandioca por hectare e variamos nossa produção, chegando a plantar aipim, banana e abacaxi. Além disso, por meio de nossos educandos, estamos atuando em várias comunidades e municípios vizinhos”.

Fundada em 2 de agosto de 2002, a Casa Familiar surgiu com o intuito de oferecer educação do campo de qualidade aos jovens de Presidente Tancredo Neves e da região do Baixo Sul da Bahia, capacitando-os a se tornarem líderes em suas comunidades, além de incentivar a permanência em seus locais de origem. Por meio da Pedagogia da Alternância, os educandos passam uma semana na Casa Familiar aprendendo as atividades teóricas e práticas em sala de aula e no campo, e duas semanas aplicando os conhecimentos em suas propriedades, integrados às suas famílias. “Depois que ingressei na CFR-PTN, tive a oportunidade de apresentar seminários na minha região para compartilhar meus aprendizados. Estou feliz com o trabalho realizado na instituição, que contribui para a formação de jovens empresários rurais e melhora a qualidade de vida de todos”, declara Robenilson Jesus dos Santos, 16 anos, jovem da oitava turma e morador da comunidade Curral do Boi, de Presidente Tancredo Neves.

A CFR-PTN junto com a Cooperativa de Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (Coopatan) formam a Aliança Cooperativa Estratégica da Mandioca, sistema que concilia educação dos jovens com a qualificação do agricultor rural. “Nossa Aliança vem dando certo porque todos acreditam na proposta e ajudam diariamente a construir essa história de sucesso”, pontuou Juscelino Macedo, 29 anos, Diretor Executivo da Aliança, durante a cerimônia.

Na comemoração, educadores, parceiros e moradores das comunidades locais foram homenageados ao receberem placas de agradecimento por confiar e acreditar no projeto. Um deles foi Quionei Araújo, Diretor de Ensino da Casa Familiar. “O verdadeiro motivo de a instituição existir e de estar completando 10 anos de trabalho são os jovens – formados e em formação - aqui presentes”, declarou. Ao final do evento, os participantes assistiram à apresentação do Grupo Criança Também Faz Cultura e celebraram a noite com um jantar comemorativo.


Durante a cerimônia, mesa foi formada com pessoas que participam e participaram da história da CFR-PTN

 

*Foi realizada uma edição especial sobre os 10 anos da Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves no informativo Odebrecht Notícias.

Receba nossas novidades:
Basta informar seu nome e melhor e-mail!
preload
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital