17h19

Colégio Estadual Casa Jovem é finalista de prêmio

Iniciativa da Rádio Bandeirantes e da Fundação Itaú Social reconhece unidades de ensino que promovem o trabalho voluntário entre os seus alunos

Compartilhe
Tamanho do texto

Ao toque dos tambores, o jornalista Marcelo Tas começou a divulgar o nome dos dez finalistas do 12º Prêmio Escola Voluntária. O primeiro de sua lista foi o Colégio Estadual Casa Jovem (CECJ), localizado em Igrapiúna, Baixo Sul da Bahia. Ao vivo, durante a programação do Jornal Gente da Rádio Bandeirantes, a equipe de colaboradores e educandos da unidade de ensino conheceram o resultado e os próximos passos.

“Na segunda quinzena de agosto visitaremos as escolas para a capacitação em radiojornalismo. Vamos ensinar para os alunos como produzir uma reportagem de rádio que apresente o projeto que eles desenvolvem. A matéria será veiculada no Jornal Gente”, explica o jornalista e coordenador do Prêmio, André Russo.

O CECJ apresentará o projeto: Teatro e Poesia Fortalecendo Identidades, que busca incentivar a leitura e fortalecer a identidade cultural de crianças e moradores da comunidade quilombola Laranjeiras, também localizada em Igrapiúna, por meio de oficinas mensais. Os educandos do Colégio participam voluntariamente e replicam o conhecimento adquirido na escola. Esse será o conteúdo para a reportagem que circulará na rádio a partir de 5 de novembro. Os vencedores serão conhecidos no dia 27 de novembro. “Possibilitamos a interação entre teatro, poesia e disciplinas como português e ciências, levando para os moradores informação e entretenimento”, afirma Francisco Nascimento, professor de Arte e coordenador da iniciativa.

Para Ademário Oliveira, Diretor do CECJ, esta ação contribui para melhorar o desempenho acadêmico dos alunos ao mesmo tempo em que integra escola e comunidade. “Os 30 jovens que participam do projeto sabem que doam o que há de melhor para a mudança da realidade: o conhecimento”, garante. É no que acredita a educanda Thais Vilas Boas. "Fazer parte desse projeto é poder descobrir uma forma de atuar e contribuir com mudanças na minha região", assegura.

O Prêmio Escola Voluntária é uma iniciativa da Rádio Bandeirantes e da Fundação Itaú Social. A comissão organizadora selecionou as finalistas entre as 403 inscrições recebidas de escolas da Bahia, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e do Distrito Federal. Tem o objetivo de incentivar e reconhecer instituições de ensino responsáveis por projetos sociais que promovam o trabalho voluntário entre os seus alunos.

Newsletter
Quer apoiar nossa causa?
Cadastre nome e e-mail e aguarde nosso contato.
preload
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital