10h04

Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato é entregue para Cooprap

Cooperativa terá a oportunidade de expor suas peças na Copa do Mundo em 2014

Compartilhe
Tamanho do texto

Com a conquista do Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato, a Cooperativa das Produtoras e Produtores Rurais da Área de Proteção Ambiental do Pratigi (Cooprap), localizada no Baixo Sul da Bahia, entrou para a lista das cem melhores unidades produtivas de artesanato do Brasil. No dia 4 de setembro, Creuza Amorim, artesã e presidente da Cooprap, esteve no Rio de Janeiro (RJ) para receber o reconhecimento. “É um avanço muito grande. Nossas peças serão mais divulgadas e vamos ter mais oportunidades de participar de eventos, feiras, além de motivar a comunidade”, comemora.

Selecionada entre 1,8 mil inscritos, a Cooperativa foi a única da Bahia a vencer a terceira edição do Top 100. Suas peças - como cestas, bolsas e mandalas feitas à base de palha e fibra de piaçava - utilizarão o selo da premiação por três anos e serão divulgadas em um catálogo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

A Cooprap também terá a oportunidade de expor a produção de seus 174 associados em grandes eventos esportivos, como a Copa das Confederações, em 2013, e a Copa do Mundo, em 2014. Ainda em 2012, participará de uma série de encontros de negócios. O primeiro deles já aconteceu no Rio de Janeiro, nos dias 5 e 6 de setembro, com a presença de 80 compradores de diversos locais do país. Em novembro, os trabalhos serão apresentados na 23ª Feira Nacional de Artesanato, em Belo Horizonte.

“Durante a auditoria, observamos a organização, a utilização de equipamentos de proteção individual – que permitem que o trabalho seja realizado com menos risco para os artesãos – e a preocupação com as questões sociais que mobilizam os jovens. Tudo isso fez com que a Cooprap obtivesse pontuação necessária para concorrer e ser uma das premiadas”, conta a consultora do Sebrae, Fátima Seabra, que realizou a auditoria na Cooperativa.

Para o gestor do projeto Sebrae no Território da Cidadania do Baixo Sul, José Amândio Barbosa, a participação da Cooprap no TOP 100 é o coroamento de um trabalho sério e de uma parceria vitoriosa. “Essa premiação é muito importante e dará visibilidade não só para a Cooperativa mas também para o Baixo Sul e para o arranjo produtivo da piaçava”, assegura Barbosa.

Artesanato produzido pelos associados da Cooprap

Top 100 de Artesanato
O Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato acontece a cada três anos. Por meio do Prêmio, o Sebrae também busca inserir as unidades produtivas em eventos de áreas como hotelaria e decoração. Em abril, durante visita à comunidade Quilombola do Jatimane, localizada em Nilo Peçanha, o presidente do Sebrae, Luiz Barreto, conheceu as peças da Cooprap e destacou a importância do artesanato na agregação de valor ao turismo. “O desenvolvimento aqui tem que reforçar as comunidades, gerando emprego e renda, e os projetos devem estar integrados de forma a fazer a inclusão produtiva de quem vive aqui”, ressalta.

*Com informações da Agência Sebrae de Notícias

Receba nossas novidades:
Basta informar seu nome e melhor e-mail!
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital