TÜV Rheinland atesta programa apoiado pela Fundação Odebrecht no interior baiano

Certificadora de padrão internacional reconhece modelo de desenvolvimento e crescimento integrado com sustentabilidade como boa prática em responsabilidade socioempresarial

A Fundação Odebrecht vem apoiando e fomentando ações de inclusão social na zona rural do estado baiano por meio do Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade do Mosaico de Áreas de Proteção Ambiental do Baixo Sul da Bahia (PDCIS). Essa iniciativa contempla atividades de instituições locais, como cooperativas e Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscips), que recebem apoio de diversos parceiros das áreas pública e privada para conduzir seus projetos.

A TÜV Rheinland no Brasil - empresa que tem como foco principal a segurança e qualidade de produtos, sistemas e serviços em diversos campos - atestou o trabalho da Fundação Odebrecht por meio do Certificado de Melhores Práticas de Responsabilidade Socioempresarial. Essa certificação demonstra que a instituição desenvolve práticas socialmente corretas em suas operações e em sua interação com as comunidades. Isso vem gerando resultados positivos, como prática da cidadania, inclusão social, geração de renda, conservação ambiental e preparação de novas lideranças, desenvolvendo tecnologias próprias e inovadoras.

De acordo com o relatório final – Certificação do Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Baixo Sul da Bahia -, produzido pela TÜV, “a estratégia da Fundação Odebrecht segue o princípio de desenvolvimento integrado (“ajuda para autoajuda”) das Nações Unidas, fornecendo suporte técnico, apoio logístico e treinamentos para capacitação dos cooperados, em vez de soluções prontas”.

A avaliação foi iniciada em outubro de 2011, com visita a campo de integrantes da TÜV e realização de entrevistas com colaboradores do PDCIS para identificar o cenário em que as ações vêm sendo desenvolvidas e identificar os principais desafios para consolidá-las na região. Ao fim do documento, a importância da atuação em parceria, característica do PDCIS, é reforçada: “é necessário que todas as partes (os serviços públicos para fornecer as estruturas básicas, o setor privado para a captação de recursos e a Fundação Odebrecht para o apoio técnico) contribuam para realizar o objetivo do PDCIS”.

Quer apoiar nossa causa?
Cadastre nome e e-mail e aguarde nosso contato.