11h38

Cooprap participa do XVI Encontro Internacional de Negócios do Nordeste

Peças produzidas à base de piaçava por artesãos baianos ganham destaque. Idealizado pelo Sebrae, Encontro busca ampliar número de micro e pequenas empresas brasileiras no cenário mundial

Compartilhe
Tamanho do texto

Peças como cestas, bolsas e mandalas, feitas à base de palha e fibra de piaçava no Baixo Sul da Bahia, ganharam destaque internacional. A produção dos 174 associados da Cooperativa das Produtoras e Produtores Rurais da Área de Proteção Ambiental do Pratigi (Cooprap) foi exposta durante o XVI Encontro Internacional de Negócios do Nordeste (EINNE) para compradores de 26 países. O EINNE, promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), aconteceu entre os dias 23 e 25 de outubro, em Salvador (BA).

A Cooprap foi uma das 238 micro e pequenas empresas dos nove estados nordestinos que estiveram no evento, o qual buscou contribuir para ampliar participação dessas instituições no cenário mundial, além de fazer parte das comemorações dos 40 anos do Sebrae. “Depois deste encontro, apostamos que os participantes avancem não somente na venda dos produtos, mas na construção de relações com os investidores internacionais, para que os empresários estrangeiros sejam motivados e convencidos a se associarem às pequenas empresas da Bahia e do Nordeste”, destaca Edival Passos, Superintendente do Sebrae Bahia.

Durante o seminário de abertura do EINNE, Tiago Terra, Coordenador Nacional do Projeto Extensão Industrial Exportadora da Apex-Brasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, destacou a importância das políticas públicas para estimular a competitividade internacional. “A Apex faz parte de uma estratégia nacional que busca contribuir para que as empresas se insiram no mercado externo. Sua missão é a de desenvolver a competitividade e assim atrair mais investimentos para o país”.

De acordo com Creuza Amorim, artesã e presidente da Cooprap, essa foi uma oportunidade única. “Hoje estamos vendo nosso artesanato ser reconhecido como uma profissão. Minha expectativa, e a de todos os associados, é de que ele seja cada vez mais valorizado”, assegura. A participação da Cooperativa no EINEE é resultado da conquista do Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato em maio. Esse reconhecimento colocou a cooperativa na lista das cem melhores unidades produtivas de artesanato do Brasil. “O Top 100 está abrindo grandes possibilidades de negócios. Para os artesãos é uma motivação, pois vai gerar mais renda”, assegura Wellinton Silva, Líder da Aliança Cooperativa Estratégica da Piaçava, da qual a Cooprap faz parte.
 


Peças produzidas pelos associados da Cooprap em exposição durante o EINNE

Para a organização do XVI Encontro Internacional de Negócios do Nordeste, o Sebrae Bahia contou com o apoio do Sebrae nos outros oito estados do Nordeste e do Sebrae Nacional, além dos seguintes órgãos e instituições: Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; Apex-Brasil; Confederação Nacional das Indústrias; Rede CIN-Centro Internacional de Negócios; Federação das Indústrias do Estado da Bahia; Rede CIN Bahia e Unidade Apex Bahia; Programa Al Invest; Correios; Banco do Brasil; Banco do Nordeste; Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia); Universidade Federal da Bahia e TAM.

Com informações da Agência Sebrae de Notícias.

Casa Cor Bahia 2012
A Cooprap também está participando da 18ª Casa Cor Bahia. O evento, que acontece entre os dias 29 de setembro e 11 de novembro, reúne arquitetos, decoradores e designers de interiores, que valorizam seus projetos e espaços residenciais e comerciais mostrando a cultura baiana.

Os artesanatos produzidos pelos associados da Cooprap foram expostos pelo Sebrae, em parceria com o Instituto Mauá e a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, no ambiente da Casa Cor chamado Café na Praça.

Newsletter
Quer apoiar nossa causa?
Cadastre nome e e-mail e aguarde nosso contato.
preload
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital