10h13

Evento reúne prefeitos eleitos dos cinco municípios que compõem a APA do Pratigi

Ação fortalece governança participativa e desenvolvimento comunitário ao intensificar relação entre representantes da sociedade civil, poder público e iniciativa privada

Compartilhe
Tamanho do texto

Outubro foi um mês importante para os cidadãos brasileiros. Foi nesse período que os eleitores tiveram a oportunidade de escolher os representantes que irão gerir os municípios onde vivem a partir de janeiro de 2013. As cidades que compõem a Área de Proteção Ambiental (APA) do Pratigi, no Baixo Sul da Bahia, participaram desse processo e, em 7 de outubro, quatro novos governantes foram eleitos: Iramar Costa em Ituberá, Carlos Antônio Azevedo em Nilo Peçanha, Leandro Santos em Igrapiúna e Isravan Barcelos em Ibirapitanga. A população de Piraí do Norte reelegeu Heráclito Menezes como prefeito.

Para dar boas-vindas aos governantes e apresentá-los aos trabalhos das instituições ligadas ao Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade do Mosaico de APAs do Baixo Sul da Bahia (PDICS), foi realizado, no último dia 26, o Encontro dos Prefeitos Eleitos da APA do Pratigi. Promovido pelo Consórcio Intermunicipal da APA do Pratigi (Ciapra), o evento aconteceu no auditório do Núcleo da Papuã, em Ibirapitanga (BA), e teve como tema Governança e Políticas Públicas na APA do Pratigi. “Nossa função é trabalhar junto aos municípios para que possam se desenvolver de forma organizada”, declarou Francisco Pereira, Diretor Executivo do Ciapra.


Da esquerda para a direita: Heráclito Menezes (Piraí do Norte), Leandro Santos (Igrapiúna), Iramar Costa (Ituberá), Carlos Antônio Azevedo (Nilo Peçanha) e Isravan Barcelos (Ibirapitanga)

A programação contemplou palestras que trataram de assuntos voltados especificamente para a administração municipal. Um deles foi a apresentação do PMAT - Programa de Modernização da Administração Tributária e da Gestão dos Setores Sociais Básicos, uma iniciativa do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) que visa a modernização da gestão e melhoria da qualidade do gasto público. “Prefeito e equipe precisam de ferramentas para desenvolver seu trabalho. Isso vai desde infraestrutura física a capacitações dos funcionários”, relatou a consultora do Ciapra, Maria Helena Oliveira. O Agroecoturismo e sua implantação na APA do Pratigi visando à sustentabilidade da região foram assunto de outra apresentação. A proposta é incentivar a concretização de um modelo que combina atividade turística com valorização do trabalho agrícola e conservação dos recursos naturais. “Trata-se de um instrumento moderno de convergência de interesses entre turistas e moradores locais”, pontuou Joaquim Cardoso, Presidente do Conselho Deliberativo da Organização de Conservação de Terras (OCT).

Durante o dia ainda foram realizadas palestras sobre o PDCIS e suas contribuições para o Baixo Sul por Mauricio Medeiros, Presidente Executivo da Fundação Odebrecht; a importância das ações de cidadania por Maria Celeste, Diretora Executiva do Instituto Direito e Cidadania; e a contribuição do cooperativismo para a geração de trabalho e renda pelo Líder da Aliança Cooperativa da Mandioca e Fruticultura, Juscelino Macedo. “A proposta é oferecer produtos de qualidade aos nossos clientes e permitir que o trabalhador do campo seja bem remunerado. Contamos com o apoio dos governantes para que esse trabalho continue”, adiantou Juscelino.

Além disso, foram promovidas discussões acerca do papel do prefeito enquanto líder e administrador e do ensino fundamental e profissional. O primeiro tema foi tratado por Waldeck Ornélas, Assessor de Planejamento da Fundação Odebrecht, e o segundo pela assessora educacional Joana Almeida. Ao final, os prefeitos puderam obter informações sobre como lidar com a problemática dos resíduos sólidos urbanos, com palestra de Ricardo Bello, da Biosanear Tecnologia, e sobre como promover a restauração dos fluxos de vida, como água, solo, flora e fauna, o homem e seus negócios, com explicações de Volney Fernandes, Líder da Aliança Cooperativa de Serviços Ambientais. O evento também contou com a participação dos vice-prefeitos eleitos e assessores dos novos governantes. Irismá Santos, prefeita de Gandu (BA), marcou presença acompanhada por Ivo Peixoto, eleito para gerir o município a partir do ano que vem.

Depoimentos dos prefeitos eleitos
“Saio daqui renovado e mais consciente da minha responsabilidade” - Isravan Barcelos, prefeito de Ibirapitanga.
“Por promover discussões sobre políticas públicas, o Ciapra é um instrumento que reativa meus compromissos enquanto governante” - Leandro Santos, prefeito de Igrapiúna.
“Feliz por ter participado do evento, compartilho minha satisfação em assimilar os conhecimentos que virão fortalecer nossa administração” - Iramar Costa, prefeita de Ituberá.
“Estou de braços abertos para apoiar os projetos das instituições de nossa região” - Carlos Antônio Azevedo, prefeito de Nilo Peçanha.
“O que vi aqui é a prova concreta da governança sendo conduzida em prol do social” - Heráclito Menezes, prefeito de Piraí do Norte.

Receba nossas novidades:
Basta informar seu nome e melhor e-mail!
preload
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital