09h21

Vereadores eleitos na APA do Pratigi participam de evento

Programação abrange discussão sobre governança participativa e políticas públicas. Marcaram presença 49 representantes dos municípios baianos de Ituberá, Igrapiúna, Ibirapitanga, Nilo Peçanha e Piraí do Norte

Compartilhe
Tamanho do texto

É dever dos vereadores estarem disponíveis para as demandas sociais. São eles que trabalham em função da melhoria da qualidade de vida nas cidades, com a elaboração de leis, e medeiam o contato entre os habitantes e o prefeito. Por meio do voto popular, são escolhidos a cada quatro anos.

Foram os 49 novos vereadores eleitos nos cinco municípios que integram a Área de Proteção Ambiental (APA) do Pratigi – Igrapiúna, Ituberá, Ibirapitanga, Nilo Peçanha e Piraí do Norte –, no Baixo Sul da Bahia, que se reuniram no dia 22 de novembro, no auditório do Núcleo da Papuã, Ibirapitanga (BA). O encontro, que teve como tema Governança e Políticas Públicas na APA do Pratigi, foi promovido pelo Consórcio Intermunicipal da APA do Pratigi (Ciapra), instituição que integra a estrutura administrativa das prefeituras associadas.

Durante o evento, o público conheceu as ações do Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade do Mosaico de APAs do Baixo Sul da Bahia (PDCIS), fomentado pela Fundação Odebrecht em parceria com o Poder Público, iniciativa privada e sociedade civil. “Estamos vendo que esse trabalho chega para somar. O êxodo rural é grande e o programa nos mostra uma alternativa para manter o homem no campo”, destacou Arnaldo Oliveira, 59 anos, vereador reeleito em Ibirapitanga.

Outras palestras marcaram o dia. Joaquim Cardoso, Presidente do Conselho Deliberativo da Organização de Conservação da Terra, uma das instituições que integram o PDCIS, trabalhou a Governança Participativa no Baixo Sul da Bahia inserida no contexto do Agroecoturismo – modelo de turismo agrícola, ecológico e sustentável que está sendo implantado na região. Francisco Pereira, Diretor Executivo do Ciapra, ressaltou o papel do Consórcio como instrumento de integração e fortalecimento local.

Waldeck Ornélas, Assessor da Fundação Odebrecht, discutiu o papel e importância da atuação conjunta entre prefeitos e vereadores. Maria Helena Oliveira, consultora do Ciapra, apresentou o PMAT - Programa de Modernização da Administração Tributária e da Gestão dos Setores Sociais Básicos, uma iniciativa do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) que visa a modernização da gestão e melhoria da qualidade do gasto público. “Formar técnicos para fechar contas da Câmara Municipal é fundamental. Podemos concluir que o legislativo e o executivo devem trabalhar para a população pensando em como fazer uma boa administração”, apontou Maria Helena.


Vereadores eleitos nos cinco municípios que compõem a APA do Pratigi


Ao final, os vereadores comentaram o evento. “Foi possível estabelecer uma conexão que permitirá traçar caminhos práticos que irão nos direcionar ao processo de desenvolvimento e crescimento integrado com sustentabilidade no conjunto de cidades que formam o Baixo Sul, aqui representados por nós”, assegurou Rafael dos Santos, 24 anos, vereador eleito em Igrapiúna e ex-aluno do Colégio Estadual Casa Jovem, outra instituição ligada ao PDCIS. Para Jerônimo dos Santos, 39 anos, vereador eleito de Ituberá, o Ciapra será um apoio importante. “Acredito que teremos fortes resultados com o trabalho que será feito pelo PMAT”.

Os vereadores participaram ainda de um segundo momento no dia 28 de novembro. Assistiram palestras de Carlos Henrique Oliveira, Gerente Regional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Santo Antônio de Jesus (BA), Clodoaldo da Anunciação, Promotor de Justiça em Itabuna (BA), e de líderes de instituições ligadas ao PDCIS.

No dia 26 de outubro, o Ciapra já havia reunido os cinco prefeitos eleitos na APA do Pratigi. O encontro, também realizado em Ibirapitanga, serviu para dar boas-vindas aos governantes e apresentá-los aos trabalhos das instituições ligadas ao PDICS.

Receba nossas novidades:
Basta informar seu nome e melhor e-mail!
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital