Parceria com Seagri visa capacitar agricultores

Convênio atenderá produtores de mandioca e hortifruti do município de Presidente Tancredo Neves

Jovens produtores da zona rural, moradores do município de Presidente Tancredo Neves (BA) e cidades vizinhas, serão contemplados com capacitações técnicas em mandiocultura e fruticultura. Isso é o que estabelece o convênio selado entre a Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves (CFR-PTN) e a Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri) no dia 27 de novembro. A assinatura aconteceu no gabinete da Seagri, instalado provisoriamente na Feira Nacional da Agropecuária - Fenagro, que foi realizada até 2 de dezembro, em Salvador (BA).

Com a parceria, serão transferidos recursos para custear a estruturação e manutenção do Campo Demonstrativo de Tecnologias para o Cultivo da Mandioca e Fruticultura (CDTMF). O convênio ainda prevê a realização de dias de campo, implantação de unidade de observação de mandioca nas comunidades rurais e vitrines tecnológicas, além da produção de, aproximadamente, 35 mil mudas de abacaxi das variedades pérola e imperial. “Agora teremos condições de ampliar nossa profissionalização, o que deve gerar trabalho e renda para os jovens”, afirmou Deoclécio Estevão, presidente da CFR-PTN.

Convênio foi formalizado no gabinete provisório da Seagri na Fenagro

O CDTMF foi implantado em 2003 pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) na Fazenda Novo Horizonte - sede da Cooperativa dos Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (Coopatan) e CFR-PTN. A proposta é atender agricultores de 99 comunidades localizadas em oito municípios do Baixo Sul da Bahia. No Campo, são feitas avaliações técnicas e socioeconômicas, testes de aproveitamento de resíduos gerados na cadeia produtiva regional e usos de produtos e subprodutos da mandioca na alimentação animal e humana. Além de capacitar agricultores quanto às técnicas de manejo das culturas locais visando aprimorar a produtividade da região pelos vieses social, econômico e ambiental.

*Com informações do site da Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária