16h12

Jovens do Baixo Sul concluem especialização em Tecnologia da Informação

Curso técnico e profissionalizante é oferecido em parceria com Cisco System Brasil

Compartilhe
Tamanho do texto

Uma oportunidade para jovens do Baixo Sul da Bahia cursarem formação técnica e profissionalizante na área de Tecnologia da Informação (TI) foi o que proporcionou o treinamento Cisco It Essentials – Conceitos Básicos de Hardware e Software oferecido entre agosto e novembro de 2012. Promovida pela Cisco System Brasil, em parceria com a Fundação Odebrecht, a iniciativa contemplou 21 pessoas dos municípios de Igrapiúna, Nilo Peçanha, Valença, Taperoá e Camamu que atuam ou tem afinidade com temas vocacionados à TI.

Wbirajara Oliveira, 19 anos, é um deles. O monitor de informática da Casa Familiar Agroflorestal (Cfaf) aprendeu a montar e dar manutenção em computadores, detectar e resolver problemas, instalar sistemas operacionais e compreender o gerenciamento de redes. “Pude compreender vários defeitos que encontro nas máquinas”, garante Oliveira, que é ex-aluno da Cfaf. “Descobri também o quanto a postura, forma de agir, o diálogo e demonstrar segurança durante a resolução de um problema são importantes”, completa.

Foram 116h de aprendizado, distribuídas em 17 módulos. Um módulo a mais do que o It Essentials normalmente oferece. O tema eletrônica básica foi introduzido pelos facilitadores Frede Bonfim e Pedro Moura Junior, que atuam como técnicos do programa de inclusão digital Caia na Rede no Baixo Sul. Ambos foram capacitados pela Cisco em 2011 para ministrar o treinamento. “Tivemos o desafio de desenvolver profissionais completos em TI. Precisamos qualificar os serviços nesta área e ampliar as oportunidades de trabalho local”, assegura Bonfim.

O It Essentials faz parte do Programa Cisco Networking Academy que busca facilitar o aprendizado e eliminar as barreiras de tempo, distância e situação socioeconômica. São exigidos, pelo menos, 60% de aproveitamento na prova que marca a conclusão da capacitação. A turma do Baixo Sul atingiu, em média, 80%. Flávio Provedel, da área de Responsabilidade Social Corporativa da Cisco Systems e Responsável pelo Programa Cisco Networking Academy, ficou impressionado com o resultado. “Desde que assumi o cargo na Cisco, há mais de três anos, é a primeira vez que vejo um lugar no mundo onde a média mínima para certificação do It Essentials é de 80%”, diz com entusiasmo Provedel, que ministrou uma palestra para o grupo sobre carreiras em redes e mercado e certificações.

“Para nossa região é um curso que possibilitou novas oportunidades tanto em conhecimento teórico, como na prática. Discussão, pesquisa e trabalho em grupo foi o que nos marcou”, garante Elenildo Pinheiro, participante e monitor do Caia na Rede. Para completar o ciclo de formação da turma, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Baixo Sul da Bahia (Ides), está oferecendo o curso Saber Empreender. A capacitação será realizada ainda em dezembro de 2012 e irá trabalhar a elaboração e o gerenciamento de plano de negócios.

Receba nossas novidades:
Basta informar seu nome e melhor e-mail!
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital