16h11

Ações sociais marcam agendas

Veja as impressões de Roberto Rodrigues (foto), Embaixador Especial para o Cooperativismo da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), e da jornalista do Le Monde Diplomatique, Anne Vigna

Compartilhe
Tamanho do texto

Representantes de diferentes instituições aproveitaram o início de 2013 para vivenciar as ações fomentadas pelo Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade do Mosaico de Áreas de Proteção Ambiental Baixo Sul da Bahia (PDCIS). O Programa é uma iniciativa conjunta da Fundação Odebrecht, poder público, empresas privadas e sociedade civil e abrange 11 municípios da região.
Confira abaixo as visitas do mês:

9 de janeiro: Anne Vigna, jornalista do periódico francês Le Monde Diplomatique, seguiu viagem para o Baixo Sul a fim de conhecer o funcionamento das Alianças Cooperativas Estratégicas do Palmito e da Mandioca e Fruticultura. O roteiro ainda contemplou passagem pela Serra da Papuã, em Ibirapitanga (BA), onde Anne conversou com integrantes da Associação Guardiã da Área de Proteção Ambiental do Pratigi (Agir) sobre sua contribuição para o desenvolvimento da região.

9 de janeiro: equipe da Cooperativa de Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (Coopatan) recebeu Domingo Haroldo Reinhardt, chefe geral da Embrapa Mandioca e Fruticultura, para mostrá-lo o desenvolvimento do Campo Demonstrativo de Tecnologias para o Cultivo da Mandioca. Este espaço foi implantado em 2003, fruto de parceria com a própria Embrapa, e busca oferecer aos associados da Coopatan tecnologias aplicadas ao trabalho do campo.

9 de janeiro: alunos de Jornalismo da Universidade Federal da Bahia (UFBA) visitaram o Edifício Sede da Odebrecht, em Salvador (BA), para apreciarem a história da Organização disponível nos espaços Núcleo da Cultura Odebrecht e Biblioteca Hertha Odebrecht. Os estudantes aproveitaram a oportunidade para conhecer o trabalho desenvolvido pela Área de Comunicação da Fundação Odebrecht.

10 de janeiro: Major Cléber Santos, Comandante da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental, de Porto Seguro (BA), e Tenente Danilo Cerqueira estiveram na sede da Agir com o objetivo de conhecer as ações desenvolvidas pela instituição na Área de Proteção Ambiental (APA) do Pratigi. Como parte do roteiro, os visitantes percorreram a Estrada Parque da Cidadania (EPC), que liga a BR-101 à BA-001. Sob administração da Agir, a EPC visa facilitar o transporte de pessoas, insumos e mercadorias e se tornar um canal eficiente de comunicação.

18 de janeiro: conhecer de perto o modelo de Aliança Cooperativa Estratégica foi o motivo da ida de Roberto Rodrigues ao Baixo Sul. O Embaixador Especial para o Cooperativismo da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) e Coordenador do Centro de Agronegócios da Fundação Getúlio Vargas teve a oportunidade de visitar as instituições que compõem as seis Alianças promovidas pelo PDCIS: Mandioca e Fruticultura, Palmito, Piaçava, Aquicultura, Construção Civil e Amido.

24 de janeiro: representando o Ministério do Turismo, Jair Galvão, Coordenador Geral de Serviços Turísticos, e Walquiria Henriques, Assessora de Comunicação, se deslocaram para o interior baiano a fim de avaliar os impactos do PDCIS na construção do projeto de Agroecoturismo na região do Baixo Sul.

24 de janeiro: membros do poder público de Nilo Peçanha - Mateus Silva, Secretário de Administração; Elivaldo Moreira, Chefe de Gabinete, e Carlos Guimarães, Secretário de Planejamento – estiveram na Casa Familiar Agroflorestal para conhecer o modelo pedagógico oferecido pela instituição, conhecido como Pedagogia da Alternância. Os jovens aproveitaram a presença dos visitantes e contaram suas experiências e histórias de vida.

24 de janeiro: Júlio Franco, da Empresa Azimute, cumpriu agenda na Fazenda Novo Horizonte, em Presidente Tancredo Neves (BA), para acompanhar as atividades dos educandos da CFR-PTN. O roteiro incluiu passagens pelo Centro Vocacional Tecnológico Territorial, Campo Demonstrativo de Tecnologias para o Cultivo da Mandioca e Unidade de Pré-Beneficiamento de Frutas. Ao final, seguiram para a propriedade da jovem Arilma Santos, onde bateram papo sobre suas vivências durante e após a formação na Casa Familiar.

28 e 29 de janeiro: representantes da empresa de cosméticos Natura conheceram o processo do amido modificado coordenado pela Cooperativa de Amido de Mandioca do Estado da Bahia (Coopamido), e pela indústria Bahiamido, ambas sediadas no município de Laje (BA). A equipe da Natura estava composta por Pâmela Araújo, Fábio Braga e Michell Blind, integrantes do Projeto Algodão nas cidades de São Paulo, Belém e Manaus, respectivamente, além de Artur Placeres, responsável pelo Projeto Etanol, e Federico Kladt, Gerente da Área de Ingredientes.

Newsletter
Quer apoiar nossa causa?
Cadastre nome e e-mail e aguarde nosso contato.
preload
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital