16h31

Municípios baianos comemoram importante passo para inclusão digital

Prefeitos de Piraí do Norte e Nilo Peçanha formalizam parceria com Ministério das Comunicações para participação no projeto-piloto Cidades Digitais

Compartilhe
Tamanho do texto

A partir de 2013, moradores de Nilo Peçanha e Piraí do Norte poderão se conectar com o mundo e conhecer as facilidades que a internet proporciona. Isso porque os dois municípios baianos foram selecionados no projeto-piloto Cidades Digitais, do Ministério das Comunicações (MiniCom). A iniciativa torna possível a conexão de rede entre os órgãos públicos a fim de proporcionar eficiência na administração pública, melhor atendimento ao cidadão e desenvolvimento local das cidades brasileiras.

Para formalizar a participação no projeto, os prefeitos de Piraí do Norte e Nilo Peçanha, respectivamente, Heráclito Menezes e Carlos Azevedo, estiveram em Brasília, no dia 29 de janeiro, para assinar o termo de cooperação com o MiniCom. No evento, estavam presentes o ministro Paulo Bernardo e a Secretária de Inclusão Digital, Lygia Pupatto. A assinatura foi realizada durante o Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas, entre os dias 28 e 30 de janeiro. 

Prefeitos de Nilo Peçanha e Piraí do Norte durante evento do Cidades Digitais

A inserção das cidades no projeto, em agosto de 2012, se deu com o apoio do Consórcio Intermunicipal da Área de Proteção Ambiental do Pratigi (Ciapra). Formado por mais outros três municípios - Ibirapitanga, Igrapiúna e Ituberá -, o Ciapra cumpre o papel de viabilizar políticas públicas dos governos federal e estadual na Área de Proteção Ambiental do Pratigi. “Fomos o único consórcio público proponente em todo o País e alcançamos um resultado que se relaciona com uma das prioridades do Governo Federal: promover a inclusão digital”, afirma Francisco Pereira, Diretor Executivo do Ciapra.

“Essa conquista é fundamental, mas o próximo passo é levar o Cidades Digitais para os outros municípios que compõem o consórcio”, garantiu Heráclito Menezes, que é presidente do Ciapra. Com a assinatura, a etapa seguinte consiste na implantação do anel de fibra ótica nos municípios, o que deverá ocorrer dentro de 60 dias. Engenheiros já começaram com as atividades de vistoria e avaliação dos pontos a serem interligados das cidades.

Em Piraí do Norte, o anel de fibra ótica terá extensão de 2 km e contará com investimento de R$ 726 mil do MiniCom. Já Nilo Peçanha instalará anel com extensão de 2,4 km e o investimento é da ordem de R$ 833 mil. “Empenhamos esforços para que nosso município passasse por um processo de modernização da gestão pública a ponto de oferecer aos nossos moradores o direito à informação com internet gratuita”, sinaliza Carlos Azevedo. Além de viabilizar o acesso à rede em espaços públicos, como prefeituras, secretarias, escolas, bibliotecas e hospitais, o projeto Cidades Digitais ainda disponibilizará pontos de redes wi-fi (internet sem fio) para uso irrestrito da população.

*Com informações do site do Ciapra.

Newsletter
Quer apoiar nossa causa?
Cadastre nome e e-mail e aguarde nosso contato.
preload
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital