Acesso a novas experiências

Acompanhe a visita de Jorge Portugal, que ministrou palestra na Jornada Pedagógica 2013 sobre o papel da educação na construção de uma sociedade mais justa. Evento foi realizado pela Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves

O mês de fevereiro contemplou agendas de visitas que tiveram como foco passagens pelas instituições ligadas ao Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade do Mosaico de Áreas de Proteção Ambiental do Baixo Sul da Bahia (PDCIS). Confira abaixo:

5 de fevereiro: Jorge Portugal, educador baiano, esteve na Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves para ministrar palestra durante a Jornada Pedagógica 2013. Na ocasião, ele falou para os estudantes e monitores da unidade de ensino sobre o papel da educação na construção de uma sociedade mais justa. Após a apresentação, o educador recebeu uma cesta com produtos da Cooperativa dos Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves e transitou pela estrutura da Fazenda Novo Horizonte, onde estão sediadas as duas instituições.

19 de fevereiro: com o objetivo de conhecer e divulgar o trabalho promovido pela Aliança Cooperativa Estratégica da Piaçava, representantes do Mercado do Cacau estiveram nas sedes das unidades que a compõem – a Casa Familiar Agroflorestal (Cfaf) e a Cooperativa das Produtoras e Produtores Rurais da Área de Proteção Ambiental do Pratigi (Cooprap). Na Cfaf, os visitantes se encontraram com os educandos, que explicaram como funciona o modelo de ensino Pedagogia da Alternância. Já na Cooprap, acompanharam de perto o processo de beneficiamento da piaçava. Ao fim da agenda, seguiram para a comunidade quilombola de Lagoa Santa, no município de Ituberá (BA).

19 e 20 de fevereiro: com aproximação do Dia Mundial da Mulher, Kleyzer Seixas e Mila Cordeiro, respectivamente, repórter e fotógrafa do periódico baiano A Tarde, seguiram para comunidades da zona rural para entrevistar moradoras e conhecer suas histórias de vida. As visitantes ainda vivenciaram algumas atividades produtivas da região, como cultivo de palmito, artesanato de piaçava e aquicultura.

28 de fevereiro: Thiago Xavier e Alberto Souza, representantes da Secretaria de Planejamento do Estado da Bahia, visitaram o Colégio Estadual Casa Jovem (CECJ) para conhecer a prática pedagógica da instituição e os resultados alcançados. Durante a viagem, ainda passaram na sede da Escola de Instrução Militar, que fica anexa ao CECJ.

Quer apoiar nossa causa?
Cadastre nome e e-mail e aguarde nosso contato.