11h48

Relatório destaca parceria da ONU com Fundação Odebrecht

Um dos resultados é criação de espaço para troca de experiências entre países

Compartilhe
Tamanho do texto

“Um inovador exemplo de governança compartilhada”. Assim descreveu Guido Bertucci, em 2007, o Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade do Mosaico de Áreas de Proteção Ambiental do Baixo Sul da Bahia (PDCIS). Na época, em viagem pelo interior baiano, Guido acabara de assumir a Divisão de Economia e Administração Pública da Organização das Nações Unidas (ONU) e com aval de outros representantes da ONU, declarou disposição para buscar meios e alternativas para apoiar o PDCIS.

Na comitiva da ONU também estava José Manuel Sucre, membro da Divisão para Administração Pública e Gestão do Desenvolvimento (DPADM), que afirmou que é a primeira vez que as Nações Unidas encontram os Objetivos do Milênio combinados em uma só iniciativa de forma harmônica. “Trabalharemos para mostrar ao mundo um modelo de como desenvolver o ser humano de modo organizado e sustentável”, afirmou na ocasião. O objetivo era a instalação de um centro internacional de referência no Portal da Área de Proteção Ambiental (APA) do Pratigi, na Serra da Papuã, no município de Ibirapitanga (BA).

Em outubro de 2008, o centro foi inaugurado e denominado de Núcleo de Estudos e Práticas em Governança Participativa e Desenvolvimento Comunitário, também identificado como Núcleo da ONU. Palco de intercâmbio de experiências e ponto atrativo para visitantes de diferentes países, o Núcleo se consolidou como um dos resultados da parceria entre ONU e Fundação Odebrecht, visando à realização do PDCIS. Com o propósito de registrar o histórico dessa integração, que já dura quatro anos, e trazer um compilado das ações mais recentes, foi desenvolvido um relatório sobre o Núcleo da ONU, com foco no ano de 2012.

 

Núcleo da ONU foi inaugurado em 2008 com objetivo de identificar, apoiar e disseminar experiências bem-sucedidas em governança participativa

O documento faz uma retrospectiva apresentando os eventos inaugurais realizados no espaço, como cursos de capacitações e treinamentos, sendo o primeiro deles ocorrido em dezembro de 2008 com a presença de especialistas canadenses da Coady International Institute. Entre oficinas, seminários, reuniões e encontros, somente em 2012, cerca de 23 atividades foram conduzidas. Dentre estas, o Seminário sobre o Programa de Modernização da Administração Tributária e dos Setores Sociais Básicos, que contou com a participação de representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e os Encontros dos Prefeitos e Vereadores Eleitos da APA do Pratigi. 

Visitas também marcam a história do Núcleo da ONU. Em 2012, foram registradas mais de 30 visitas nacionais e internacionais. Desde quando foi criado, representantes de 34 países já conheceram o Núcleo. “O PDCIS trabalha na mudança do ser humano, sobretudo formando bons cidadãos. Esse é o caminho certo. E que possamos um dia internalizar essas novas ideias e gerar conhecimento”, sinalizou, em 2011, Cândida Maria Narciso, Governadora da Província de Lunda Sul (Angola).

Receba nossas novidades:
Basta informar seu nome e melhor e-mail!
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital