15h40

Municipalização dos Objetivos do Milênio é tema de oficina

Capacitação elege grupo de trabalho no Baixo Sul envolvendo três setores da sociedade

Compartilhe
Tamanho do texto

As cidades que compõem a região do Baixo Sul da Bahia deram o primeiro passo para a Municipalização dos Oito Objetivos do Milênio (ODM). No dia 15 de março, representantes do poder público, iniciativa privada e de Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs) se reuniram em Igrapiúna (BA) para planejar a criação do Núcleo Regional de ODM por meio de uma oficina de capacitação, que elegeu os membros do grupo de trabalho.

A atividade é uma ação da Secretaria-Geral da Presidência da República (SGPR) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), em conjunto com o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade e Associação de Municípios do Baixo Sul da Bahia. As oficinas foram conduzidas por Diva Vieira, integrante do Serviço Social da Indústria no Paraná, e Laurêncio João Körbes, assessor de projetos especiais da SGPR. “É notório o potencial da região pelo nível de organização que conquistou. Agora é preciso multiplicar a proposta entre os municípios", ressalta Körbes.

Participaram da oficina de planejamento e capacitação do núcleo, passando a integrá-lo, representantes de OSCIPs ligadas ao Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade do Mosaico de Áreas de Proteção Ambiental do Baixo Sul da Bahia (PDCIS), fomentado pela Fundação Odebrecht em parceria com poder público e iniciativa privada. "Estamos contentes com os resultados que alcançamos com esse grupo. Acreditamos no poder de articulação dos integrantes, pela riqueza de experiências que demonstraram durante a formação”, reforça o assessor para projetos especiais da SGPR.

Para Naiane Oliveira, integrante da OSCIP Instituto Direito e Cidadania (IDC), o alcance dos ODMs só será possível com o envolvimento de todos. “Governo, sociedade e instituições privadas precisam colaborar na construção de uma agenda de compromissos com foco na execução de ações que impactem positivamente na vida da população. O IDC considera importante incentivar as discussões sobre a municipalização dos objetivos, envolvendo as lideranças locais nesse diálogo”, ressalta Naiane, que tornou-se Secretária do Núcleo Regional de ODM do Baixo Sul.

Aos 16 anos, Felipe Oliveira, educando da Casa Familiar Agroflorestal (Cfaf), foi eleito secretário adjunto. “O que mais me chamou atenção foi a preocupação de concretizar os ODM e a oportunidade de debater exercendo a cidadania”, comenta. Além de Cfaf e IDC, um representante do Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Baixo Sul da Bahia, que também faz parte do PDCIS, está integrando o núcleo.

Núcleo Regional
A proposta de criação do núcleo havia sido discutida em fevereiro durante o I Seminário de Municipalização dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Na ocasião, Mauricio Medeiros, Presidente Executivo da Fundação Odebrecht, fez uma exposição sobre o sistema inovador de Governança Participativa que conduz o PDCIS, iniciativa que tem como foco e orientação os oito objetivos.

Receba nossas novidades:
Basta informar seu nome e melhor e-mail!
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital