06h23

Jovem agricultor participa de evento em comemoração aos 40 anos da Embrapa

Por acreditar na tecnologia aplicada ao trabalho agrícola, Ubiratan Santos foi convidado a contar um pouco de sua história na zona rural durante solenidade

Compartilhe
Tamanho do texto

Foi em 2003 que a Cooperativa de Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (Coopatan), com apenas três anos de fundação na época, deu um salto importante para seu desenvolvimento: conquistou a parceria da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Fruto dessa integração é o Campo Demonstrativo de Tecnologias para o Cultivo da Mandioca, implantado na Fazenda Novo Horizonte, onde, além da Coopatan, está sediada a unidade de ensino Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves (CFR-PTN). Há alguns anos, essas instituições vêm desenvolvendo ações em conjunto e, dessa forma, o investimento da Embrapa beneficia a ambas. No Campo Demonstrativo, são feitos estudos com manivas de mandioca, adequadas à região, o que aprimora a produção dos agricultores associados à Cooperativa e contribui para o aprendizado dos estudantes, que recebem formação voltada para o campo.

Um desses jovens é Ubiratan Santos, 17 anos, filho de produtores rurais e morador da comunidade de Riachão da Serra, no município de Valença (BA). Com os conhecimentos adquiridos na Casa Familiar, Ubiratan implantou em sua propriedade quatro hectares de mandioca nesse ano. “Com a colheita, vou ter renda própria para reinvestir em meus projetos produtivos”, expressou. Foi exatamente por acreditar na tecnologia aplicada à agricultura que o jovem foi convidado pela Embrapa a participar de um evento em comemoração aos 40 anos da empresa, realizado em 24 de abril, em Brasília (DF). Na ocasião, Ubiratan contou um pouco de sua história ao público presente. “Há alguns anos concordava com a ideia de que agricultura não era rentável. Mas, vi que, com aplicação das técnicas adequadas, essa atividade se torna um bom negócio. Percebi que posso viver bem no campo e é isso o que quero para mim”, destacou. Em sua fala, ainda sinalizou que tem esperanças de que o trabalho agrícola será sustentável daqui a algumas décadas. “Como eu, existem vários outros jovens que acreditam na agricultura”, finalizou.


Ubiratan Santos reside na zona rural do município de Presidente Tancredo Neves e deseja se desenvolver em sua região

Além de exposições e palestras, a solenidade marcou o lançamento do Sistema de Inteligência Estratégica para a Agropecuária Brasileira, conhecido como Sistema Agropensa. Trata-se de uma plataforma que disponibilizará conhecimentos sobre desenvolvimento tecnológico da agricultura do Brasil. E, ao fim da programação, instituições ligadas aos segmentos de cooperativismo, pesquisa, setor público e ensino, dentre outros, foram homenageadas pela empresa. “Precisamos investir cada vez mais na associação de talentos e recursos de diferentes organizações”, comentou Maurício Lopes, Presidente da Embrapa.

Também marcaram presença no evento os ministros da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade; da Casa Civil, Gleisi Hoffman; da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp; da Integração Nacional, Fernando Bezerra e do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas.

*Com informações do site da Embrapa.

Receba nossas novidades:
Basta informar seu nome e melhor e-mail!
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital