Mensalmente, as instituições ligadas ao Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade do Mosaico de Áreas de Proteção Ambiental do Baixo Sul da Bahia (PDCIS) recebem visitas de organizações e empresas nacionais e internacionais. A proposta é compartilhar experiências e conhecer os resultados do PDCIS, que vem contribuindo com a transformação na vida de pessoas da região. Veja abaixo os intercâmbios de maio:
11 a 13 de maio: realizar um intercâmbio com comunidades rurais e conhecer as ações ligadas ao PDCIS foram os objetivos da visita de estudantes e professores da Kannesaw State University ao Baixo Sul. Acompanhados pela equipe do Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Baixo Sul da Bahia (Ides), a agenda teve início com passagem pela sede do Centro de Formação Profissional Construir Melhor, em Valença (BA). No dia seguinte, seguiram para Maraú e aprenderam sobre os ecossistemas da região estuarina. Para finalizar, os visitantes chegaram ao Edifício Sede da Odebrecht, em Salvador (BA), e na companhia de Liliana Leite, Diretora Executiva do Ides, conversaram sobre as vivências.
13 e 14 de maio: Clódis Xavier, gerente do Instituto Gerdau, Miguel Velasquez, Coordenador do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos do Ministério Público do Rio Grande do Sul, e Wilson Pastorini, do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente de Porto Alegre (RS) tiveram a oportunidade de se aprofundar nos objetivos do PDCIS. Em agenda no Edifício Sede da Odebrecht, assistiram à apresentação sobre o programa feita por Mauricio Medeiros, Presidente Executivo da Fundação Odebrecht, e visitaram o Núcleo da Cultura, exposição que conta a história da Organização Odebrecht. No dia seguinte, os três seguiram para o Centro de Educação Profissional Construir Melhor, em Valença (BA), a fim de ministrarem palestras no Fórum para o Fortalecimento das Políticas Públicas para Crianças e Adolescentes do Baixo Sul da Bahia.

13 e 14 de maio: a equipe de Comunicação da Organização Odebrecht - Cecilia Castro Lima, Liana Fontenelle, Lisandra Santos, Marcelo Santana, Rita Alencar e Sérgio Menezes – reservou dois dias para viajar ao Baixo Sul e conhecer algumas das iniciativas ligadas ao PDCIS. A programação contemplou passagem pelas instituições das Cooperativas Estratégicas da Mandioca e Fruticultura, no município de Presidente Tancredo Neves, e do Palmito, em Igrapiúna (BA). Ainda tiveram oportunidade de conversar com moradores da comunidade quilombola de Jatimane, localizada em Nilo Peçanha (BA), e apreciar a gastronomia da região no Restaurante Quilombola Pedro Sorriso. Ao final, visitaram o Ateliê de Biojoias, recém-inaugurado na comunidade.

21 de maio: o Ministro do Ensino Superior de Angola Adão Gaspar Ferreira do Nascimento e comitiva - José Leopoldino Ndjamba, Chefe do Departamento de Cooperação Multilateral; Neusa Delavine Octávio Denga, Secretária do Ministro; e Luís Katoty Africano, Técnico de Gabinete do Ministro -, além do integrante Marcus Felipe, da Odebrecht Angola, marcaram agenda no Edifício Sede da Odebrecht. Na ocasião, os visitantes foram recebidos por Norberto Odebrecht, Presidente de Honra da Odebrecht S.A. e do Conselho de Curadores da Fundação Odebrecht, e conheceram as iniciativas do PDCIS com foco em educação.
21 de maio: a equipe da Casa Familiar Agroflorestal (Cfaf) recebeu em sua sede representantes da Secretaria de Agricultura do Município de Ituberá - Carlos Augusto Santos, Secretário, e Manuel Sales, Coordenador da Agricultura Familiar e Diretor Presidente da Agência de Desenvolvimento Sustentável e Comercialização da Agricultura Familiar. Durante a visita, conheceram a Pedagogia da Alternância, modelo de ensino aplicado na Casa Familiar. Em seguida, Carlos Augusto apresentou o projeto Caminho da Roça, que promove uma feira para apresentar produtos regionais durante os festejos juninos em Ituberá. A Cfaf foi convidada a participar do evento com o Ateliê de Biojoias e artesanato de piaçava.
29 de maio: a Embaixadora da União Europeia no Brasil, Ana Paula Zacarias, esteve no Edifício Sede da Odebrecht, em Salvador (BA), para assistir uma apresentação sobre o PDCIS. Na ocasião, acompanhada pela assessora Denise Verdade, conheceu o Núcleo da Cultura Odebrecht e discutiu oportunidades de colaboração.
30 e 31 de maio: o Chefe do Departamento de Engenharia do Exército Brasileiro (DEC), General Joaquim Brandão, visitou o Baixo Sul para conhecer as ações em andamento na região. O General esteve acompanhado pelo General Racine Bezerra Lima Filho, Comandante da 6ª Região Militar – que compreende os estados da Bahia e Sergipe –, General Lauro Luis, Diretor de Patrimônio e Meio Ambiente do DEC, e General Gonçalves Dias, Diretor de Obras e Cooperação do DEC, além de um Oficial da Assessoria do DEC.