Experiências compartilhadas

Durante o mês de julho, o Baixo Sul da Bahia recebeu representantes de parceiros das instituições fomentadas na região. Entre eles, Guilherme Lacerda, Diretor de Infraestrutura Social, Meio Ambiente, Agropecuária e Inclusão Social do BNDES

Durante o mês de julho, representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Exército Brasileiro, Banco do Brasil, Michelin, Alstom e Odebrecht visitaram instituições ligadas ao PDCIS – Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade do Mosaico de Áreas de Proteção Ambiental do Baixo Sul da Bahia. Confira abaixo como foi a troca de experiências entre esses parceiros, jovens e produtores rurais.

5 de julho: representantes do BNDES visitaram instituições apoiadas pelo banco no Baixo Sul da Bahia. Guilherme Lacerda, Diretor das Áreas de Infraestrutura Social, Meio Ambiente, Agropecuária e Inclusão Social, e Daniela Arantes, Chefe do Departamento de Economia Solidária, passaram por unidades industriais que beneficiam cultivos de agricultores familiares e interagiram com jovens em Casas Familiares Rurais - unidades de ensino voltadas para a realidade do campo. “Não temos a menor dúvida de que o projeto é sério. O BNDES estará sempre à disposição para apoiar iniciativas como estas”, ressaltou Lacerda.

8 de julho: o General de Exército Francisco Albuquerque e o General de Divisão Racine Bezerra Lima Filho, Comandante da 6ª Região Militar – que compreende os estados da Bahia e Sergipe –, trocaram experiências com jovens na região. A agenda contemplou visita ao Centro de Formação Profissional Construir Melhor, em Valença; à Casa Familiar Rural de Igrapiúna e à indústria beneficiadora de palmito Ambial, em Igrapiúna; à unidade de beneficiamento de peixe, em Ituberá; e às sedes da Associação Guardiã da Área de Proteção Ambiental do Pratigi e à Organização de Conservação da Terra, em Ibirapitanga.

9 de julho: o gerente geral do Banco do Brasil, do município de Wenceslau Guimarães (BA), Carlos Eduardo Salles, visitou propriedades de ex-alunos da Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves, onde há o aporte de recursos da instituição financeira. “É uma satisfação para nós sabermos que de forma indireta estamos contribuindo para o desenvolvimento dessas pessoas”, comentou Salles.

10 a 12 de julho: Oficias-alunos da Escola de Formação Complementar do Exército Brasileiro estiveram no Baixo Sul para coletar informações que irão integrar um projeto interdisciplinar sobre a região. Acompanhados pela Major Selma Iara, o grupo interagiu com jovens educandos de unidades de ensino voltadas para a educação do campo e para a construção civil, além de conhecer indústrias beneficiadoras.

17 de julho: Valéria Pinto, Coordenadora de Responsabilidade Social da Alstom, esteve na Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves. Na oportunidade, conversou com os alunos em formação. Desde 2011, a Alstom aporta recursos nessa instituição por meio do Programa Tributo ao Futuro.

18 e 19 de julho: o Coordenador de Responsabilidade Social da Odebrecht Óleo e Gás (OOG), Domiciano de Souza, visitou a Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves e o Centro de Formação Profissional Construir Melhor. Na oportunidade, o coordenador interagiu com jovens beneficiados pelo Programa Tributo ao Futuro, que também é apoiado pela OOG.

25 de julho: o Diretor Geral da Michelin no Rio de Janeiro (RJ), Ubirajara Swinerd, conheceu a Casa Familiar Rural de Igrapiúna. Foi acompanhado por representantes do departamento de Relações Governamentais e Institucionais: Felipe Mello, Rodrigo Santiago e Bianca Brancher. Na ocasião, além de conhecer as instalações da unidade de ensino, o grupo interagiu com jovens educandos.

28 de julho: o módulo do Programa de Desenvolvimento de Empresários (PDE) reuniu integrantes da Odebrecht Agroindustrial, Odebrecht Óleo e Gás, Estaleiro Enseada do Paraguaçu e Braskem na Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves (CFR-PTN). Foram recepcionados por estudantes de Casas Familiares, do Colégio Estadual Casa Jovem e Centro de Formação Profissional Construir Melhor.